Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/999420
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Solos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 7-Nov-2014
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: MACEDO, R. S.
TEIXEIRA, W. G.
NEVES JUNIOR, A. F.
MARTINS, G. C.
CRUZ, M. E. G. da
ENCINAS, O. C.
RODRIGUES, M. do R. L.
Informaçães Adicionais: R. S. MACEDO, UFAM; WENCESLAU GERALDES TEIXEIRA, CPAA; A. F. NEVES JUNIOR, ESALQ/USP; GILVAN COIMBRA MARTINS, CPAA; M. E. G. da CRUZ; O. C. ENCINAS, CPAA; MARIA DO ROSARIO LOBATO RODRIGUES, CPAA.
Título: Caracterização da dinâmica de nutrientes em solos sob floresta primária e em clareiras de diferentes idades de reflorestamento na província petrolífera de Urucu - Coari, AM.
Edição: 2008
Fonte/Imprenta: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 28.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 12.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 10.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 7., 2008, Londrina. Desafios para o uso do solo com eficiência e qualidade ambiental: anais. Londrina: Embrapa Soja: SBCS: IAPAR, UEL, 2008. 1 CD-ROM.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Dinâmica de nutrientes.
Conteúdo: A retirada da floresta e dos horizontes superficiais do solo provoca a diminuição da fertilidade do mesmo. Com o reflorestamento dessas áreas, ocorre uma recuperação lenta e contínua da qualidade e quantidade de matéria orgânica. O objetivo deste trabalho foi avaliar a dinâmica dos nutrientes em solos sob floresta primária e em clareiras de diferentes idades de reflorestamento na Província Petrolífera de Urucu, Coari - AM. Foram selecionadas clareiras com diferentes idades reflorestamento agrupadas da seguinte forma: < que 4 anos, entre 4 e 8 anos, entre 8 e 12 anos e > que 12 anos. Para análise química foram coletadas amostras na profundidade de 0-10 cm com três repetições. A dinâmica dos nutrientes está relacionada com o conteúdo de matéria orgânica no solo, que por sua vez, aumenta com a idade do reflorestamento. O pH ácido aumentou os teores de Al no solo. Os níveis de carbono aumentaram gradualmente a partir do quarto ano de reflorestamento.
Thesagro: Floresta
Reflorestamento
Solo.
Ano de Publicação: 2008
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RODRIGOMACEDOFERTBIOURUCU.pdf743,1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace