Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/999586
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2014
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SALES, A.
SILVA, A. R.
VELOSO, C. A. C.
CARVALHO, E. J. M.
Additional Information: Agust Sales, ALUNO UEPA; ARYSTIDES RESENDE SILVA, CPATU; CARLOS ALBERTO COSTA VELOSO, CPATU; EDUARDO JORGE MAKLOUF CARVALHO, CPATU.
Title: Avaliação do paricá em um Latossolo Amarelo no sistema de integração lavoura-pecuária-floresta no nordeste do Pará.
Publisher: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE AGROPECUÁRIA SUSTENTÁVEL, 6.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE AGROPECUÁRIA SUSTENTÁVEL, 3., 2014, Viçosa, MG. Agropecuária, agroecologia e sustentabilidade: anais de resumos expandidos. Viçosa, MG: UFV, 2014.
Pages: p. 477-480.
Language: pt_BR
Notes: VI SIMBRAS.
Keywords: Ilpf
Pará
Código Florestal.
Description: O trabalho tem como objetivo avaliar o solo e o crescimento da espécie paricá (Schizolobium amazonicum) no sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) e no sistema homogêneo para recuperação de áreas de pastagens degradadas. Utilizou-se milho (BRS 1030) como cultivo de grãos, para forragem usou-se a Brachiaria ruziziensis e a espécie florestal utilizada foi o paricá. O crescimento do paricá em altura foi mensurado até o quinto ano de cultivo, a circunferência à altura do peito (CAP) foi mensurado a partir do segundo ano da instalação do sistema iLPF. Na avaliação dos cincos anos as árvores de paricá no iLPF apresentaram menores valores de altura de planta e maiores valores de CAP quando comparadas com o sistema homogênio. O excesso de chuva nos meses de fevereiro a maio de 2009 causaram prejuízos na produtividade e na qualidade dos grãos de milho. Apesar disto, o milho apresentou bons resultados no consórcio com forragem intercalado com paricá. Houve recuperação e manutenção da capacidade produtiva do solo, redução de carbono, matéria orgânica, teor de fósforo, saturação por bases e aumento no teor de alumínio com o aumento da profundidade do solo. Essas peculiaridades do iLPF implicam em diferentes estratégias de manejo da fertilidade do solo.
Thesagro: Brachiaria Ruziziensis
Paricá
Pastagem
Schizolobium Amazonicum
Solo.
Data Created: 2014-11-10
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Simbras2014.pdf331,86 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace