Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/999823
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Caprinos e Ovinos - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2014
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: LOPES, M. N.
POMPEU, R. C. F. F.
SILVA, R. G. da
REGADAS FILHO, J. G. L.
LACERDA, C. F. de
BEZERRA, M. A.
Additional Information: Marcos Neves Lopes, Pós-graduação - Universidade Federal do Ceará (UFC) - Fortaleza, CE, Brasil.; Roberto Cláudio Fernandes Franco Pompeu, CNPC; Rodrigo Gregório da Silva; José Gilson Louzada Regadas Filho; Claudivan Feitosa de Lacerda; Marlos Alves Bezerra.
Title: Fluxo de biomassa e estrutura do dossel em capim-braquiária manejado, sob lâminas de irrigação e idades de crescimento.
Publisher: Bioscience Journal, Uberlândia, v. 30, n. 5, p. 490-500, Oct. 2014. Supl. 2.
Language: pt_BR
Keywords: Taxa de alongamento foliar
Fluxo de biomassa
Forragem verde
Green feed.
Feed crops
Description: Resumo: Objetivou-se avaliar o fluxo de biomassa e a estrutura do dossel do capim-braquiária manejado sob cinco lâminas de irrigação (3,84; 4,39; 6,19; 8,62 e 10,46 mm dia-1) e quatro idades de crescimento, num delineamento inteiramente casualizado em arranjo de parcelas subdivididas, sendo as lâminas de irrigação, estudadas nas parcelas, e as idades de crescimento (10, 17, 24 e 31 dias), nas subparcelas, com quatro repetições. Constatou-se interação entre lâminas de irrigação x idades de crescimento para a altura do dossel. Verificou-se resposta quadrática com ponto de mínimo para a relação folha/colmo e eficiência de uso da água em função do avanço nas idades de crescimento. Constatou-se resposta linear crescente para a taxa de alongamento foliar e taxa de alongamento dos colmos com o incremento nas lâminas de irrigação. Constatou-se resposta crescente para a biomassa de forragem verde, biomassa de lâmina foliar verde, relação material vivo/material morto, densidade populacional de perfilhos e índice de área foliar com o avanço nas idades de crescimento. As idades de crescimento mais avançadas proporcionam incremento na biomassa de forragem e a irrigação favorece o fluxo de biomassa do capim-braquiária. [Biomass flow and canopy structure in brachiaria grass managed under irrigation depth and growth ages].
Thesagro: Gramínea forrageira
Brachiaria decumbens
Capim brachiaria
Forragem
Pastagem
Biomassa
Água
Irrigação
Crescimento
NAL Thesaurus: Biomass
Irrigation water.
Data Created: 2014-11-12
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
apFluxo.pdf168,76 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace