Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1004819
Título: Efeito do aumento da temperatura na classificação climática do município de Nossa Senhora da Glória, SE.
Autor: OLIVEIRA, L. D. da S.
SOUZA, L. S. B. de
MOURA, M. S. B. de
RODRIGUES, G. D. da S.
Afiliación: LEIDE DAYANE DA SILVA OLIVEIRA, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
LUCIANA SANDRA BASTOS DE SOUZA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
MAGNA SOELMA BESERRA DE MOURA, CPATSA
GILSON DENNYS DA SILVA RODRIGUES, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO.
Año: 2014
Referencia: In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA REALIDADE SEMIÁRIDA, 2.; SIMPÓSIO ALAGOANO SOBRE ECOSSISTEMAS DO SEMIÁRIDO, 3., 2014, Delmiro Gouveia. Anais... Delmiro Gouveia: UFLA, Campus do Sertão, 2014.
Descripción: Estudos do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) tem sugerido um incremento da temperatura do ar, que em regiões Semiáridas pode oscilar entre 2 e 5°C (IPCC, 2007). Estas alterações podem ser grandes o suficiente para promover mudanças na tipologia climática de determinados locais e consequentemente na dinâmica dos ecossistemas predominantes, cuja magnitude dos impactos ainda são desconhecidos. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar o impacto do aumento da temperatura na classificação climática do município de Nossa Senhora da Glória ? SE. Para tanto, foram utilizados dados das normais climatológicas de temperatura e precipitação referentes ao período de 1950-2003, para o processamento do balanço hídrico climatológico. A classificação climática adotada foi a de Thornthwaite, sendo analisados neste caso três cenários distintos: Cenário C1: cenário atual (1950-2003); Cenário C2: atual + 1,3°C, e Cenário C3: atual + 3°C. Para os três cenários climáticos em estudo, os dados mensais de precipitação pluviométrica não foram alterados em função da grande variabilidade da precipitação, e principalmente devido às grandes incertezas dos modelos climáticos em simular a precipitação. O clima de Nossa Senhora da Glória foi classificado de acordo com o método de Thornthwaite como sub-úmido seco, com pequeno ou nenhum excesso de água durante o ano, megatérmico, com concentração da evapotranspiração potencial nos meses de novembro, dezembro e janeiro; d) para o cenário de aquecimento de 3,0oC sobre a temperatura média mensal, o clima do município poderá se tornar semiárido, podendo necessitar da adoção de medidas de adaptação dos sistemas de produção agropecuários ao clima mais quente e seco.
Thesagro: Clima
Balanço Hídrico
Precipitação Pluvial
NAL Thesaurus: Climate
Palabras clave: Impacto do aumento da temperatura
Classificação climática
Nossa Senhora da Glória
Sergipe
Região semiárida
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Magna3.pdf719,67 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace