Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1113931
Título: Geotecnologias para caracterização biofísica da região do circuito das frutas de São Paulo.
Autor: TEIXEIRA, A. H. DE C.
QUARTAROLI, C. F.
TAKEMURA, C. M.
GARCON, E. A. M.
ALVAREZ, I. A.
LEIVAS, J. F.
Afiliación: ANTÔNIO HERIBERTO DE CASTRO TEIXEIRA, CPATC; CARLOS FERNANDO QUARTAROLI, CNPM; CELINA MAKI TAKEMURA, CNPM; EDLENE APARECIDA MONTEIRO GARCON, CNPM; IVAN ANDRE ALVAREZ, CNPM; JANICE FREITAS LEIVAS, CNPM.
Año: 2019
Referencia: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA FÍSICA APLICADA, 18., 2019, Fortaleza, CE. Anais... Fortaleza: UFC, 2019.
Páginas: 12 p.
Descripción: Nas condições de expansão de fruteiras no Circuito das Frutas do estado de São Paulo, as geotecnologias são ferramentas com grande potencial para avaliação dos componentes biofísicos em larga escala. Para quantificação e caracterização destes componentes, imagens MODIS foram usadas em conjunto com estações climáticas. Os maiores valores da produtividade da água (PA), acima de 4,0 kg m-3 são verificados em abril, período em que a produção de biomassa (BIO) é elevada, mas a evapotranspiração (ET) é baixa. Por outro lado, os menores (inferiores a 2,0 kg m-3) ocorrem de agosto a outubro, quando a BIO é baixa e a ET é alta. O município de Morungaba se destaca com maiores valores de PA, enquanto que os mais baixos ocorrem em Valinhos e Indaiatuba. Embora os municípios apresentem valores de precipitação (P) acima de ET em geral, em alguns períodos do ano a irrigação suplementar pode trazer benefícios.
Thesagro: Evapotranspiração
Balanço Hídrico
Palabras clave: Produção de biomassa
Produtividade da água
Fruteiras
ISBN: 978-85-7282-778-2
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
5115.pdf1,4 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace