Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1138129
Título: Parâmetros edafoclimáticos e produtividade de Urochloa spp. em sistema silvipastoril e monocultivos.
Autoria: PASQUINI NETO, R.
ANGELINI, P. B.
FURTADO, A. J.
BRUNETTI, H. B.
BOSI, C.
PEZZOPANE, J. R. M.
OLIVEIRA, P. P. A.
Afiliação: ROLANDO PASQUINI NETO, USP-FMVZ; PATRICK BALDAN ANGELINI, UNICEP; ALTHIERES JOSÉ FURTADO, USP-FMVZ; HENRIQUE BAUAB BRUNETTI, USP-ESALQ; CRISTIAM BOSI, CNPQ; JOSE RICARDO MACEDO PEZZOPANE, CPPSE; PATRICIA PERONDI ANCHAO OLIVEIRA, CPPSE.
Ano de publicação: 2021
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 12., 2021. Anais... s.l.: Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais, 2021.
Páginas: p.227-230.
Conteúdo: A necessidade de sistemas que intensifiquem a produção animal de forma sustentável tem gerado uma demanda de pesquisas com intuito de maximizar a produtividade da forragem destinada ao pastejo. Neste aspecto, sistemas integrados combinando pastagens, árvores e animais na mesma área tornam-se alternativas importantes. O objetivo deste trabalho foi correlacionar a produtividade de pastagens de Urochloa (syn. Brachiaria ) spp. em diferentes sistemas de produção pecuária com os parâmetros radiação solar e umidade do solo. O estudo foi conduzido na Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos, SP (21o 57?S, 47o 50?W, 860 m de alt.) de setembro de 2019 a setembro de 2020. As avaliações da produção das pastagens foram realizadas durante onze ciclos representativos das estações do ano. A radiação solar foi mensurada continuamente por meio de sensores quânticos lineares. Os dados de umidade do solo foram obtidos pelo aparelho HYDROSENSE II ® (modelo CS659), totalizando 22 dias de amostragem entre as estações. O período experimental foi caracterizado por uma intensa deficiência hídrica. A produtividade da forragem dos sistemas foi afetada em função das interações entre a fertilidade e os parâmetros edafoclimáticos, sendo fortemente restringida em função da umidade, principalmente, durante o período seco nos sistemas SML e SSP, respectivamente. Ao considerar a competição por recursos em sistemas mais complexos, as interações entre os componentes arbóreo e a pastagem, e outros fatores, dentre os quais, principalmente, um padrão de precipitação adequado para os componentes obterem uma otimização biológica sinérgica, pode ocorrer diminuição dos benefícios previstos em um sistema agroflorestal.
Thesagro: Radiação Solar
Umidade do Solo
Palavras-chave: ILPF
ISBN: 978-65-81152-33-8
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ParametrosEdafoclimaticosProdutividade.pdf2,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace