Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1145952
Título: Composição centesimal e quantificação de B-caroteno em farinhas de mandioca enriquecidas com polpa de buriti (Mauritia flexuosa L.).
Autoria: MENDES, M. L.
SOUZA, J. M. L. de
NASCIMENTO. M. M.
ALVARES, V. de S.
VASCONCELOS, M. A. M. de
MELO, A. L. de
Afiliação: MOANI LOPES MENDES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE; JOANA MARIA LEITE DE SOUZA, CPAF-AC; MATHEUS MATOS NASCIMENTO; VIRGINIA DE SOUZA ALVARES, CPAF-AC; MARCUS ARTHUR MARCAL DE VASCONCELOS, CPAF-AC; ALINE LIMA DE MELO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE.
Ano de publicação: 2022
Referência: In: SEMINÁRIO DA EMBRAPA ACRE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO, 4., 2021, Rio Branco, AC. Atividades agropecuária e florestal para o desenvolvimento sustentável da Amazônia: anais. Rio Branco, AC: Embrapa Acre, 2022. Apresentação oral.
Páginas: p. 59-69.
Conteúdo: A polpa do buriti é uma fonte de precursores de vitamina A, especialmente o B-caroteno, podendo atuar no organismo fornecendo nutrientes, além de auxiliar no combate de algumas patologias. O presente estudo objetivou avaliar a composição centesimal de farinhas de mandioca acrescidas de diferentes percentuais de polpa de buriti e sua conversão à vitamina A. O delineamento estatístico foi inteiramente casualizado, com cinco tratamentos e três repetições. Ao final do armazenamento de 12 meses, as amostras de farinha foram analisadas quanto à acidez total titulável, atividade de água, coordenadas de cor L*, a* e b*, umidade, cinzas, proteína total, fibra bruta total, extrato etéreo, carboidratos totais, valor energético e carotenoides totais. As concentrações de polpa de buriti in natura não foram significantes para os valores de atividade de água, acidez e pH, mas sim para as características de cor. A farinha produzida com a maior concentração de polpa de buriti apresentou maiores valores de b*, que varia do verde (-) ao vermelho (+), conferindo uma intensificação da cor amarela em relação as demais. Essa característica pode influenciar positivamente a preferência dos consumidores. Em termos de umidade, fibra bruta e valor energético a adição de polpa de buriti não teve significância. Já o contrário ocorreu para cinza, proteína, lipídios e carboidratos. Para carotenoides e vitamina A, os valores ficaram muito abaixo que o recomendado pela legislação para que as farinhas possam ser indicadas como "contém", é "fonte" ou é "rica" nesses nutrientes. Por fim, os resultados demonstram que as pesquisas devem ser continuadas, frente à potencialidade do buriti como fonte de B-caroteno e vitamina A.
Thesagro: Mandioca
Manihot Esculenta
Farinha
Buriti
Polpa de Fruta
Vitamina A
Carotenóide
NAL Thesaurus: Cassava flour
Mauritia flexuosa
Fruit pulp
Vitamin A
Beta-carotene
Carotenoids
Palavras-chave: B-caroteno
Harina de yuca
Pulpa de fruta
Beta-caroteno
Casa de farinha
Cruzeiro do Sul (AC)
Acre
Western Amazon
Amazonia Ocidental
Série: (Embrapa Acre. Eventos técnicos & científicos, 4).
Notas: Editores técnicos: Rodrigo Souza Santos; Fabiano Marçal Estanislau.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAF-AC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
27345.pdf501,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace