Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1152614
Título: Avaliação do teor de nitrogênio, aminoácidos e proteínas em folhas e ramos do ano de macieiras submetidas a aplicação foliar de nitrogênio.
Autoria: BRUNETTO, G.
TRENTIN, G.
CASALI, A. M.
RHEINHEIMER, D. dos S.
KAMINSKI, J.
GIROTTO, E.
LOURENZI, C. R.
LORENSINI, F.
MOSER, G.
MELO, G. W. B. de
CHAVARRIA, G
Afiliação: GUSTAVO BRUNETTO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI; GUSTAVO TRENTIN, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; ÂNGELA VALÉRIA CASALI, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; DANILO DOS SANTOS RHEINHEIMER, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; JOÃO KAMINSKI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; EDUARDO GIROTTO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; CLEDIMAR1ROGÉRIO LOURENZI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; FELIPE LORENSINI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; GLAUCIA MOSER, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; GEORGE WELLINGTON BASTOS DE MELO, CNPUV; GERALDO CHAVARRIA, CNPUV.
Ano de publicação: 2009
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32., 2009, Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2009. 1 CD ROM. p. 743.
Conteúdo: As aplicações foliares de nitrogênio (N), em tradicionais países produtores de frutas, quando necessárias, têm sido usadas para complementar à adubação via solo. O presente trabalho objetivou avaliar os teores totais de N, aminoácidos e proteínas nas folhas e nos ramos do ano de macieiras submetidas a aplicações foliares. O trabalho foi conduzido em um pomar de macieira da cultivar Eva, safra 2007/08, na área experimental do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Santa Maria (RS), sobre um Planossolo Hidromórfico. Os tratamentos consistiram de uma e duas aplicações foliares de 0 (água); 1,11; 2,23; 3,31; 4,41 e 5,51g de N planta-1. Nas macieiras submetidas a uma aplicação das doses de N, aos 20 dias após a aplicação, se coletou oito folhas completas (limbo + pecíolo) do terço médio dos ramos do ano, nos diferentes lados da planta e quatro ramos do ano em cada planta. Nas macieiras que receberam duas aplicações das doses de N, aos 16 dias após a aplicação, se coletou oito folhas completas e quatro ramos do ano. Depois de cada coleta, as folhas e os ramos foram lavadas com água destilada, para a remoção do excesso de N e preparados para a análise dos totais de N, aminoácidos e proteínas. Os resultados mostram que a aplicação foliar de doses de N em uma e duas vezes aumentou o teor do nutriente nas folhas, porém não afetou o teor de aminoácidos e proteínas. A aplicação de doses de nitrogênio em uma e duas vezes não afetou o teor de nitrogênio, aminoácido e proteína nos ramos do ano.
Thesagro: Adubação Foliar
Fixação de Nitrogênio
Palavras-chave: Absorção de nitrogênio
Acumulação de Nitrogênio
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPUV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
CNPUV-743.pdf48,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace