Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/159450
Título: Desempenho de vacas Holandesas pastejando capim elefante e suplementadas com diferentes níveis de caroço de algodão no concentrado.
Autor: MARTINEZ, J. C.
VOLTOLINI, T. V.
SANTOS, F. A. P.
PENATI, M. A.
PACHECO JÚNIOR, A. J. D.
Afiliación: TADEU VINHAS VOLTOLINI, CPATSA.
Año: 2007
Referencia: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 44., 2007, Jaboticabal. Anais... Jaboticabal: Unesp: SBZ, 2007.
Descripción: Um experimento foi realizado com o objetivo de avaliar o efeito de doses crescentes de caroço de algodão na dieta de vacas leiteiras mantidas em pastagens tropicais. Utilizou-se 12 vacas Holandesas, multíparas, no segundo terço de lactação (120 dias), com peso vivo médio de 500 kg, produzindo aproximadamente 18 kg de leite/vaca/dia no início do experimento. Os tratamentos consistiram de substituição do milho por níveis crescentes (7, 14 e 21%) de caroço de algodão nos concentrados. O delineamento estatístico adotado foi em quadrado latino 4x4 com quatro repetições, sendo os dados analisados pelo proc GLM do SAS 9.1. O maior nível de caroço de algodão na dieta reduziu a produção de leite e a produção de leite corrigida para 3,5% de gordura, e aumentou a concentração de uréia no leite. Os teores de gordura, proteína, lactose e sólidos totais não foram afetados. Entretanto, as quantidades de proteína, lactose e sólidos totais produzidos sofreram efeito dos tratamentos. O caroço de algodão pode ser incluído na dieta de vacas leiteiras, pastejando capim elefante em níveis intermediários, sem afetar produção e composição do leite.
Thesagro: Capim Elefante
Leite
Pastagem
Produção
Raça
Subproduto
Palabras clave: Caroço de algodão
Pastagem tropical
Vaca Holandesa
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
OPB1408.pdf15,53 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace