Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/490771
Título: Variabilidade espacial e temporal da produtividade de culturas sob sistema plantio direto.
Autor: AMADO, T. J. C.
PONTELLI, C. B.
SANTI, A. L.
VIANA, J. H. M.
SULZBACH, L. A. de S.
Afiliación: Telmo Jorge Carneiro Amado, UFSM; Charles Bolson Pontelli, UFSM; Antônio Luís Santi, UFSM; JOAO HERBERT MOREIRA VIANA, CNPMS; Luciano Augusto de Souza Sulzbach, UFSM.
Año: 2007
Referencia: Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 42, n. 8, p. 1101-1110, ago. 2007.
Descripción: O objetivo deste trabalho foi avaliar a variabilidade espacial e temporal da produtividade de soja, milho e trigo, em uma lavoura comercial de 57 ha, não irrigada, manejada há mais de dez anos sob sistema plantio direto, em um Latossolo Vermelho distrófico típico, em Palmeira das Missões, RS. A coleta de dados de produtividade de seis cultivos, entre 2000 e 2005, foi realizada por colhedora equipada com monitor de produtividade. Análises estatísticas e geoestatísticas foram realizadas a fim de avaliar a variabilidade espacial e a presença de dependência espacial ao longo dos anos. A produtividade da soja, do milho e do trigo alcançada apresenta variabilidade com continuidade espacial, correlacionando-se entre si, ao longo dos anos. Em anos de deficit hídrico, verifica-se aumento da variabilidade espacial da produtividade. A cultura do milho é mais eficiente do que a da soja em detectar a variabilidade espacial da produtividade existente na lavoura.
Thesagro: Agricultura de Precisão
Glycine Max
Latossolo
Triticum Aestivum
Zea Mays
Palabras clave: Mapeamento da produtividade
DOI: 10.1590/S0100-204X2007000800006
Tipo de Material: Artigo de periódico
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CNPMS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Variabilidadeespacial.pdf1,09 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace