Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/903211
Título: MGS travessia: nova cultivar de café com produtividade e responsiva a poda.
Autor: CARVALHO, G. R.
BARTHOLO, G. F.
BOTELHO, C. E.
REZENDE, J. C.
PEREIRA, A. A.
OLIVEIRA, A. C. B. de
Afiliación: GLADYSTON RODRIGUES CARVALHO, EPAMIG; GABRIEL FERREIRA BARTHOLO; CÉSAR ELIAS BOTELHO, EPAMIG; JULIANA COSTA REZENDE, EPAMIG; ANTONIO ALVES PEREIRA, EPAMIG; ANTONIO CARLOS BAIAO DE OLIVEIRA, SAPC.
Año: 2009
Referencia: In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 6., 2009, Vitória. Inovação científica, competitividade e mudanças climáticas: anais. Vitória: Consórcio Pesquisa Café, 2009.
Descripción: Objetivou-se, com a realização deste estudo, a obtenção de uma cultivar portadora de características exigidas pelos cafeicultores e consumidores de café, selecionada com base no desempenho, principalmente da produtividade, após nove colheitas, sendo a última após poda do tipo esqueletamento. Os experimentos foram instalados nas Fazendas Experimentais da Epamig situadas nos municípios de Três Pontas e São Sebastião do Paraíso e em propriedades particulares nos municípios de Capelinha e Campos Altos. Foi avaliado o comportamento das cultivares Catuaí Vermelho IAC 99, Rubi MG 1192, Acaiá Cerrado 1474, Catuaí Vermelho IAC 144 e Catuai amarelo IAC 62, juntamente com outras progênies desenvolvidas pelo programa de melhoramento genético do cafeeiro da Epamig, resultantes da quarta geração por autofecundação após o terceiro retrocruzamento de Catuaí amarelo x Mundo Novo. No presente trabalho serão apresentados os resultados da progênie 1190-1170-2, denominada de MGS Travessia e selecionada entre as demais por se destacar em relação às características avaliadas. Foi avaliada a produção de grãos em todos os locais estudados. No ano de 2005 foi realizada uma poda do tipo esqueletamento no Município de Três Pontas. Neste local, as características produtividade, vigor médio e percentual de grãos chochos e peneira foram avaliadas antes e após a poda. Após a poda foi avaliado também o rendimento e o percentual de grãos do tipo moca. Observou-se a ?MGS Travessia? apresenta porte baixo, semelhante a cultivar Catuaí Vermelho IAC 99 e formato cônico. Os ramos plagiotrópicos apresentam internódios curtos, com ramificações secundárias abundantes. Concluiu-se que a cultivar apresenta excelente produtividade e vigor vegetativo. Apresenta também excelente resposta a poda do tipo esqueletamento, bom rendimento e qualidade de grãos.
Thesagro: Colheita
Seleção
Palabras clave: Melhoramento genético
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (SAPC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
MGStravessia.pdf78,33 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace