Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/918647
Título: Atributos físicos de solos da área de plantio de barragens subterrâneas do Semiárido da Bahia.
Autoria: SILVA, L. S.
SILVA, M. S. L. da
MOTA, C. L.
CARDOSO, L. B.
FERREIRA, G. B.
PARAHYBA, R. da B. V.
CUNHA, T. J. F.
OLIVEIRA NETO, M. B. de
Afiliação: LAÉRCIO SANTOS SILVA, UFRPE; MARIA SONIA LOPES DA SILVA, CNPS; CAMILA LUCENA MOTA, UFPE; LEVY BARROS CARDOSO, UFRPE; GIZELIA BARBOSA FERREIRA, COFASPI; ROBERTO DA BOA VIAGEM PARAHYBA, CNPS; TONY JARBAS FERREIRA CUNHA, CPATSA; MANOEL BATISTA DE OLIVEIRA NETO, CNPS.
Ano de publicação: 2011
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. [Uberlândia]: SBCS: UFU, ICIAG, 2011. 1 CD-ROM.
Conteúdo: O conhecimento dos atributos físicos do solo é fundamental para definição de áreas para construção de barragens subterrâneas, como também no planejamento do manejo adequado, das práticas agrícolas e das alternativas de cultivos. São indispensáveis para viabilidade dessas unidades produtivas por colaborar na segurança da sua infraestrutura e na qualidade física do solo da área que se deseja trabalhar. Diante de exposto, o presente trabalho tem como objetivo caracterizar os atributos físicos das áreas de plantio/captação de água chuva de três unidades de barragens subterrâneas, localizadas no Semiárido do Estado da Bahia. Em cada propriedade, na área de plantio/captação de cada barragem subterrânea, foi aberta uma trincheira, na qual foi realizada a descrição morfológica e coleta de amostras de solo por horizonte, com posterior determinação dos atributos físicos em laboratório. Os resultados demonstram que o solo da área de plantio da BS1 requer um manejo apropriado devido presença de argila, principalmente de atividade alta, apresentando- se quando seco duro a muito duro, com ou sem presença de fendas. Os solos das BS2 e BS3 por apresentarem uma textura média possuem uma capacidade de retenção menor que a do BS1, em compensação têm melhores características físicas para seu manejo dentro da barragem subterrânea.
Thesagro: Física do Solo
Captação D´água
Chuva
Barragem Subterrânea
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
XXXIII-Congresso.PDF309,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace