Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/921057
Title: Diagnóstico da bovinocultura leiteira conduzida por produtores familiares de Parnaíba, Piauí.
Authors: CASTRO, K. N. de C.
TEODORO, M. S.
NASCIMENTO, E. S. do
COSTA, J. V.
MAGALHAES, J. A.
Affiliation: KARINA NEOOB DE CARVALHO CASTRO, CPAMN; MAURO SERGIO TEODORO, CPAMN; EDIVALDO SEIXAS DO NASCIMENTO, EMATER/ PARNAIBA, PI.; JANDSON VIEIRA COSTA, Bolsista/ CPAMN; JOAO AVELAR MAGALHAES, CPAMN.
Date Issued: 2011
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 21., 2011, Maceió. Inovações tecnológicas e mercado consumidor: anais. Maceió: Associação Brasileira de Zootecnistas, 2011.
Pages: 3 p.
Description: O objetivo deste estudo foi diagnosticar a atividade leiteira desenvolvida em 90,6% dos produtores de leite da agricultura familiar do municipio de Parnaíba, Piauí. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas e visitas técnicas. As propriedades são pequenas, onde a maioria de seus proprietarios não concluiu o ensino fundamental e está na atividade leiteira há mais de 20 anos. Grande parte do leite é vendido de maneira informal, o que representa risco para a saúde pública. O sistema de produção adotado baseia-se na oferta de forragem no cocho e administração de ração durante todo o ano, principaimente durante a época da seca, quando há escassez de pastagens. A confecção de feno e silagem, com forragens produzidas na época das águas, bem como a irrigação das pastagens na época da seca, são boas alternativas para nutrição do rebanho. A assistência técnica é uma necessidade para melhoria da produtividade de forragens e redução dos custos de produção.
Thesagro: Agricultura Familiar
Leite
Keywords: Manejo de bovino
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ZootecKarina0001.pdf306,38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace