Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1009512
Title: A capacidade de inovação técnica de ribeirinhos do estuário Amazônico: o manejo de açaizais nos PAEX Mutirão Japuretê e Emanuel.
Authors: COSTA, A. P. D.
SILVA, R. S. da
SILVA, C. T. B. da
ALVES, L. N.
Affiliation: ANA PAULA DIAS COSTA, ALUNA UFPA; ROZANGELA SOUSA DA SILVA, ALUNA UFPA; CLENILDA TOLENTINO B DA SILVA, CPATU; LÍVIA NAVEGANTES ALVES, UFPA.
Date Issued: 2014
Citation: Cadernos de Agroecologia, v. 9, n. 4 , nov. 2014.
Description: O açaí (Euterpe oleracea, Mart.) faz parte da tradição das populações amazônicas, porém sua produção, originalmente extrativista, vem sofrendo intensas transformações. Os produtores estão adotando técnicas de manejo visando o aumento de produtividade, para atender a crescente e intensa demanda dos últimos anos. Este trabalho tem como objetivo identificar as potencialidades e compreender o processo de introdução de inovações técnicas implementado por ribeirinhos na região do estuário amazônico, no Pará. Os métodos incluíram: observação direta, entrevista com representantes chaves das cooperativas, levantamentos bibliográficos. O estudo demonstra que as inovações são revalidadas pelo conhecimento empírico dos ribeirinhos e por sua observância fina da biodiversidade. Assim, eles adaptam os conhecimentos técnicos para construção de práticas inovadoras.
Thesagro: Açaí
Keywords: Agroecossistema
Prática inovadora
Notes: Anais do SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA DA AMÉRICA DO SUL, 1; SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL, 5.; ENCONTRO DE PRODUTORES AGROECOLOGICOS DE MATO GROSSO DO SUL, 4.; SEMINÁRIO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS EM BASES AGROECOLOGICA DE MATO GROSSO DO SUL, 1., 2014, Dourados.
Type of Material: Artigo de periódico
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
16526675741PB.pdf347,3 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace