Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1042819
Título: Toxicidade de eventos putativos de algodão-CRY10 contra adultos do bicudo do algodoeiro.
Autor: SANTOS, R. C. dos
SOARES, T. da C.
PONTES, R. G. M. S. de
MARTINS, E. S.
CAVALCANTI, J. J. V.
SILVA, C. C.
FREIRE, R. M. M.
LIMA, L. M. de
Afiliación: ROSEANE CAVALCANTI DOS SANTOS, CNPA; TAIZA DA CUNHA SOARES, UFRPE/RENORBIO; ROSE GOMES MONNERAT SOLON DE PONTES, Cenargen; ÉRICA SOARES MARTINS, Instituto Mato-grossense do Algodão; JOSE JAIME VASCONCELOS CAVALCANTI, CNPA; CARLIANE COELHO SILVA, UFRPE/RENORBIO; ROSA MARIA MENDES FREIRE, CNPA; LIZIANE MARIA DE LIMA, CNPA.
Año: 2015
Referencia: In: CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 10., 2015, Foz do Iguaçu. Resumos. Brasília, DF: ABRAPA, 2015.
Descripción: O bicudo (Anthonomus grandis) é uma das principais pragas do algodoeiro em função do dinamismo reprodutivo e por se alimentar e ovipositar em estruturas florais. O controle do inseto, que é procedido com inseticidas químicos, encarece substancialmente os custos de produção. Apesar do banco de germoplasma de Gossypium da Embrapa conter mais de três mil acessos, não existe fonte de resistência natural que possa ser utilizado, via melhoramento, para aquisição de resistência ao inseto. A transgenia representa a estratégia mais viável para tal intento, considerando-se a variabilidade de proteínas Cry disponível nas várias estirpes de Bacillus thuringiensis . Esse trabalho reporta sobre a toxicidade de eventos putativos de algodão, transformados via mic roinjeção com o gene cry10Aa , que confere resistência ao bicudo do algodoeiro.
Thesagro: Gossypium hirsutum
Algodão
Palabras clave: Controle de praga
Transgênico
Tipo de Material: Resumo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CNPA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
60TOXICIDADEDEEVENTOSPUTATIVOS.pdf73,76 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace