Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1070909
Título: Gestão das florestas degradadas, uma nova prioridade na Amazônia brasileira.
Autor: BLANC, L.
FERREIRA, J. N.
PIKETTY, M.-G.
BOURGOIN, C.
GOND, V.
HÉRAULT, B.
KANASHIRO, M.
LAURENT, F.
PIRAUX, M.
RUTISHAUSER, E.
SIST, P.
Afiliación: Lilian BLANC, CIRAD; JOICE NUNES FERREIRA, CPATU; Marie-Gabrielle PIKETTY, CIRAD; Clément BOURGOIN, CIRAD; Valéry GOND, CIRAD; Bruno HÉRAULT, CIRAD; MILTON KANASHIRO, CPATU; François LAURENT, UMR Espaços e Sociedades, Universidade de Maine; Marc PIRAUX, CIRAD; Ervan RUTISHAUSER, CarboFor-Expert; PLINIO SIST, CIRAD.
Año: 2017
Referencia: Perspective, n. 40, 2017.
Descripción: Na Amazônia brasileira, as florestas degradadas dominam as paisagens das frentes pioneiras. Atualmente, esta região enfrenta um grande desafio: parar a degradação e fazer a gestão sustentável dessas florestas. As florestas degradadas são atualmente parte integrante de uma categoria de florestas. No entanto, elas podem desempenhar um papel importante na luta contra as mudanças climáticas e podem contribuir para um melhor funcionamento ecológico dos territórios. Desenvolver políticas públicas com o duplo objetivo de reduzir a degradação e melhorar a condição dessas florestas implica um forte apoio da pesquisa. Neste Perspective, nós focalizamos em quatro prioridades de pesquisa: desenvolver os métodos de caracterização e monitoramento das florestas degradadas, elaborar planos específicos de ordenamento do território, compreender o papel desempenhado por todos os atores sociais e acompanhar as politicas em escala territorial.
Thesagro: Floresta
Palabras clave: Manejo florestal
Degradação
Gestão sustentável
DOI: http://dx.doi.org/10.18167/agritrop/00042
Notas: Disponível também em inglês e francês.
Tipo de Material: Artigo de periódico
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Persp40LBLancPORT.pdf1,67 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace