Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/12793
Título: Preparação e avaliação da bioatividade de extratos vegetais.
Autor: FRIGHETTO, R. T. S.
Afiliación: ROSA TOYOKO SHIRAISHI FRIGHETTO, CNPMA.
Año: 1997
Referencia: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 16.; ENCONTRO NACIONAL DE FITOSSANITARISTAS, 7., 1997, Salvador. Resumos. Salvador: SEB / EMBRAPA-CNPMF, 1997.
Páginas: p.10
Descripción: O uso de inseticidas de origem vegetal e uma pratica de controle de pragas empregada desde a idade dos romanos. E ao longo da historia, as plantas tem contribuído muito para a descoberta de novas moléculas bioativas. Para se protegerem do perigo causado pelos insetos e herbívoros, as plantas produzem defesas bioquímicas, também conhecidas como metabolitos secundários. Algumas especies, talvez, por não produzirem essa defesa são consumidas e ate mesmo extintas. Na busca dessas substancias bioativas, a colaboração entre profissionais como biólogos, químicos e entomólogos é o fundamento do sucesso. O esquema básico utilizado na extração e partição inicial para bioensaios de screening emprega solventes orgânicos como etanol, acetona, hexano, cloreto de metileno dentre outros. Os bioensaios de screening devem ser rápido e barato, utilizar pequena quantidade de amostra, ser reprodutível e estatisticamente significativo. Serão discutidos processos básicos de extração/partição para preparação de extratos e testes mais comumente utilizados no screening para atividades inseticidas, antifeedant e/ou repelente como: aplicação tópica, teste de múltipla escolha com dieta natural e teste de dieta artificial. Essa apresentação será completada com as técnicas utilizadas para testes nematicidas, antifúngica e antimicrobiana.
Palabras clave: Bioatividade
Extratos vegetais
Tipo de Material: Parte de livro
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CNPMA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
1997PL028FrighettoPreparacao3387.PDF16,34 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace