Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/570566
Título: Frações de fósforo em folhas de soja adubada com fosfatos de solubilidades distintas em diferentes solos.
Autoria: SANTOS, J. Z. L.
FURTINI NETO, A. E.
RESENDE, A. V. de
BEDIN, I.
Afiliação: JOSE ZILTON LOPES DOS SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; ANTONIO EDUARDO FURTINI NETO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; ALVARO VILELA DE RESENDE, CPAC; I. BEDIN, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS.
Ano de publicação: 2007
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 31., 2007, Gramado. Conquistas e desafios da ciência do solo brasileira: anais. Porto Alegre: SBCS, 2007. 1 CD-ROM.
Páginas: 4 p.
Conteúdo: A dinâmica dessas frações de P na planta tem sido uma das formas de explicar a resposta das culturas a fertilização fosfatada. O acompanhamento do comportamento das frações de Pi e Po têm auxiliado no entendimento do crescimento e da eficiência de utilização desse nutriente pelas plantas. O presente trabalho objetivou-se verificar a influência dos atributos de três solos e de diferentes fontes de fósforo sobre a distribuição das frações de P nas folhas de soja. Utilizaram-se amostras da camada superficial (0-20 cm) de três solos sob cerrado, distintos quanto à capacidade-tampão de fosfato: (NQ), (LVAm) e (LVAr). Foi avaliada uma fonte teste de P (FT1), em quatro doses, além de quatro tratamentos adicionais, utilizando-se a soja cultivar Conquista (MG/BR-46) como planta-teste. Foram determinados o P total solúvel em ácido (Pts), o P inorgânico solúvel em ácido (Pi), e por diferença, o P orgânico solúvel em ácido (Po). No solo NQ, as fontes ST+CD e TM proporcionaram maiores valores do Pts, no entanto, estas fontes comportaram de maneira diferente quanto as frações Pi e Po. Já no solo LVAr, as fontes FT1, ST+CD e TM proporcionaram os maiores valores de todas frações e independente do tipo de solo os tratamentos FA e testemunha proporcionaram os menores valores para todas as frações de P nas folhas da soja. Conclui-se que nos solos menos tamponados(NQ e LVAm), as características de solubilidade dos fosfatos influenciam na distribuição frações de P nas folhas de soja e, o maior tamponamento do solo argiloso (LVAr), ao restringir a absorção de P, leva à equiparação do efeito das diferentes fontes na dinâmica do nutriente na planta e induz maior eficiência de utilização.
Thesagro: Glycine Max
Soja
Palavras-chave: Fração fosfatada
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Fracoes-de-Fosforo-em-Folhas.pdf88,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace