Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/873056
Title: Perdas de nitrogênio (NH3) por volatilização de excretas de galinhas poedeiras controladas por zeolitas naturais.
Authors: RECH, I.
PIRES, C. de A.
SILVA, R. M. O.
POLIDORO, J. C.
BALIEIRO, F. de C.
CAMPOS, D. V. B. de
Affiliation: IONÁ RECH, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
CAMILA DE ALMEIDA PIRES, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
ROSANA MARIA OLIVEIRA SILVA, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
JOSE CARLOS POLIDORO, CNPS
FABIANO DE CARVALHO BALIEIRO, CNPS
DAVID VILAS BOAS DE CAMPOS, CNPS.
Date Issued: 2010
Citation: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 29.
REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 13.
SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 11.
REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 8., 2010, Guarapari. Fontes de nutrientes e produção agrícola: modelando o futuro: anais. Viçosa, MG: SBCS, 2010. 1 CD-ROM. FERTBIO 2010.
Description: A Granja Mantiqueira gerencia o tratamento de resíduos sólidos com base em uma mistura do esterco de galinhas poedeiras com bagaço de cana e serragem. A partir dessa mistura é feita a compostagem, obtendo como produto final um composto orgânico que apresenta 22, 32g/kg de nitrogênio total, mas mantém elevadas perdas de nitrogênio por volatilização. A proposta para minimizar estas perdas é a utilização de zeólitas do tipo clinoptilonita, um argilomineral que de acordo com suas características é capaz de controlar perdas excessivas de nitrogênio para a atmosfera na forma de NH3. Com o objetivo de avaliar o efeito de diferentes proporções de zeólitas na redução das perdas de nitrogênio por volatilização no composto orgânico, foi conduzido um ensaio em casa de vegetação. Os tratamentos foram definidos com 5%, 10% e 20% de zeólitas aplicadas em cobertura ao composto orgânico em das bandejas, mais um tratamento com 10% de zeólita incorporada ao composto e outro representando a testemunha. As zeolitas utilizadas foram cedidas pela empresa Celta Brasil Ltda, a qual tem granulometria acima de 360 mesh, e apresenta acima de 85% do mineral clinoptilonita. Os valores de nitrogênio volatilizado foram menores quanto maior a porcentagem de zeólita aplicada ao composto orgânico. Estas perdas podem ser reduzidas em aproximadamente 50% com a utilização de 10% de zeolitas incorporada e de 70% com a aplicação de 20% de zeolitas superficialmente. Assim, verifica-se o potencial do uso de zeolitas para a redução destas perdas de nitrogênio por volatilização a partir de materiais orgânicos ricos em NH4+.
Keywords: Argilomineral
Volatilização
Liberação controlada
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
perdadenitrogenio.pdf385,29 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace