Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/905182
Título: Modelos de predição para peso e rendimento de cortes cárneos através de medidas no animal vivo.
Autor: CARDOSO, L. L.
TAROUCO, J. U.
COBUCI, J.
CARDOSO, F. F.
DAMBROS, M. C.
DEVINCENZI, T.
Afiliación: Leandro Lunardini Cardoso, Programa de Pós-Graduação em Zootecnia ? UFRGS/Porto Alegre-RS. Bolsista CAPES.; Jaime Urdapilleta Tarouco, Programa de Pós-Graduação em Zootecnia – UFRGS/Porto Alegre-RS. Bolsista CAPES.; Jaime Cobuci, Programa de Pós-Graduação em Zootecnia – UFRGS/Porto Alegre-RS. Bolsista CAPES.; FERNANDO FLORES CARDOSO, CPPSUL; Mara Celia Dambros, Doutoranda UNIFESP/SP; Thais Devincenzi, Doutoranda UNIFESP/SP.
Año: 2011
Referencia: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 48., 2011, Belém, PA. O desenvolvimento da produção animal e a responsabilidade frente a novos desafios: anais. Belém, PA: SBZ, 2011.
Descripción: Os objetivos deste trabalho foram desenvolver equações de predição com a finalidade de estimar o peso e o rendimento de cortes do traseiro de novilhos Braford através de medidas por ultrassom ?in vivo? e avaliar a inclusão das medidas de espessura de gordura na garupa e de profundidade do músculo gluteus medius e as suas relações com a acurácia dos modelos de regressão. Foram utilizados 100 novilhos com peso vivo médio de 472 Kg e 24 meses de idade. Nas 48 horas pré abate foram coletadas medidas de ultrassom da área do músculo longissimus (AOLUS); espessura de gordura subcutânea (EGSUS) no sítio anatômico entre a 12ª e 13ª costelas; espessura de gordura na garupa (EGP8US) e a profundidade do músculo Gluteus medius (PP8US). As equações para peso de cortes do traseiro (PCT) e para rendimento de cortes do traseiro (RCT) foram desenvolvidas através do procedimento estatístico de seleção de variáveis Stepwise. As características AOLUS, EGSUS, EGP8US e PP8US apresentaram médias de 67,13 cm2; 3,43 mm; 6,14 mm e 86,91 mm respectivamente. Os coeficientes de correlação de Pearson entre as medidas obtidas por ultrassom e na carcaça para AUOLUS e AOLC foram de 0,89, para EGSU e EGSC de 0,92. O R2 para PCT foi de 0,71 e para RCT de 0,31 respectivamente. As variáveis EGP8US e PP8US explicam 11% da variação do rendimento dos cortes do traseiro e devem ser incorporadas no modelo.
Thesagro: Carcaça
Ultrassom
Palabras clave: Equações de regressão
Bovinos de corte
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPPSUL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CardosoLLetalSBZ20111671.pdf157,82 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace