Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/906007
Título: Análise da variabilidade espacial da ocorrência do bicho-mineiro [Leucoptera coffeella, (GUÉR.-MÈNEV., 1942)] (Lepidoptera: Lyonetiidae) em cafezal (Coffea arábica, L.) orgânico em formação.
Autoria: ALVES, G. de F.
SCALON, J. D.
AVELAR, M. B. L.
ZACARIAS, M. S.
Afiliação: GABRIELLA DE FREITAS ALVES, UFLA; JOÃO DOMINGOS SCALON, UFLA; MARIA BETANIA L. AVELAR, UFLA; MAURICIO SERGIO ZACARIAS, SAPC.
Ano de publicação: 2007
Referência: In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 5., 2007, Águas de Lindóia. Anais... Brasília, DF: Embrapa Café, 2007.
Conteúdo: Um dos desafios na produção orgânica de café é o controle de pragas sem o uso de pesticidas. Uma das pragas mais prejudiciais é o bicho-mineiro (Leucoptera coffeella), que pode causar severos danos aos cafeeiros, com perdas que podem alcançar 50% da produção total. Compreender a distribuição espacial do bicho-mineiro pode ser importante no contexto do controle biológico da praga. O objetivo deste trabalho foi caracterizar o relacionamento entre a presença do bicho-mineiro e a localização do cafeeiro (Coffea arabica) em um cultivo orgânico no segundo ano de sua implantação. Foi usado o semivariograma como uma ferramenta para a determinação do grau de dependência espacial do bicho-mineiro. Pelos resultados obtidos, podemos afirmar que a ocorrência do bicho-mineiro apresenta autocorrelação espacial até 30 metros.
Thesagro: Leucoptera Coffeella
Palavras-chave: Análise espacial
Semivariância
Variograma
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (SAPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Analisedavariabilidadeespacial.pdf128,05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace