Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/926217
Título: Análise exploratória multivariada de diferentes argilominerais com base nos teores de metais determinados por ICP-OES.
Autoria: SOUZA, A. M. de
RECH, I.
CAMPOS, D. V. B. de
POLIDORO, J. C.
POPPI, R. J.
Afiliação: ANDRE MARCELO DE SOUZA, CNPS
IONÁ RECH
DAVID VILAS BOAS DE CAMPOS, CNPS
JOSE CARLOS POLIDORO, CNPS
RONEI J. POPPI, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS.
Ano de publicação: 2012
Referência: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 35., 2012, Águas de Lindóia. Responsabilidade, ética e progresso social: trabalhos. [São Paulo]: Sociedade Brasileira de Química, 2012. 1 CD-ROM.
Conteúdo: A Embrapa Solos vem desenvolvendo tecnologias de produção de novos fertilizantes, destacando-se os fertilizantes nitrogenados de liberação controlada de nitrogênio. Os argilominerais do grupo dos aluminossilicatos podem conferir a característica de liberação controlada dos fertilizantes nitrogenados (Blaylock, 2007). Diferentes tipos de argilominerais estão disponíveis no mercado, desta forma, destaca-se a necessidade de um rigoroso controle de matéria prima para evitar equívocos no desenvolvimento de novas formulações. Sendo assim, a Quimiometria - área de Química que envolve a aplicação de métodos matemáticos, estatísticos e computacionais para investigar, interpretar, classificar dados de interesse químico - se apresenta como uma importante ferramenta para esta finalidade. A análise de Componentes Principais (Principal Componente Análises, PCA) é um dos métodos mais importantes utilizados na Quimiometria e é a base para diversos métodos de análise exploratória, classificação e reconhecimento de padrões. Normalmente, a PCA é utilizada com o objetivo de visualizar a estrutura dos dados, encontrar similaridades entre amostras, detectar amostras anômalas e reduzir a dimensionalidade do conjunto de dados.1 Sendo assim, neste trabalho, as concentrações dos íons cobalto, cobre, cromo, ferro, níquel, manganês e zinco foram determinadas por espectrometria de emissão óptica com plasma indutivamente acoplado (ICP-OES) em cinco diferentes argilominerais utilizados na formulação de fertilizantes de liberação lenta. Os resultados de concentração foram analisados por PCA com o objetivo de avaliar se os argilominerais estudados podem ser discriminados com base nas concentrações dos íons analisados por ICP-OES.
Thesagro: Fertilizante
Palavras-chave: PCA
Liberação lenta
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
icpsbq201211.pdf31,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace