Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/974739
Título: Mutirões de trabalho em agroflorestas agroecológicas: variações e padrões nas atividades e práticas.
Autor: PINKUSS, I. L.
SEOANE, C. E. S.
SILVA, J. A.
GASPAR, R. G.
SALMON, L. P. G.
LUZ, R. S. S. da
FROUFE, L. C. M.
Afiliación: Isaque Leal Pinkuss, Acadêmico da UFPR; CARLOS EDUARDO SICOLI SEOANE, CNPF; Jimi Amaral Silva, Acadêmico da UFPR; Rozimeiry Gomes Gaspar, Professora, UFPR; Luiz Paulo Gnatta Salmon, Acadêmico da UFPR; Raphael Snak Serafim da Luz, Acadêmico da UFPR; LUIS CLAUDIO MARANHAO FROUFE, CNPF.
Año: 2013
Referencia: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 9., 2013, Ilhéus. Políticas públicas, educação e formação em sistemas agroflorestais na construção de paisagens sustentáveis: anais. Ilhéus: SBSAF, 2013.
Descripción: Uma das maneiras na qual os agricultores praticantes de agroflorestas agroecológicas utilizam para fortificar os laços entre a comunidade é o mutirão. O objetivo desse trabalho é caracterização dos mutirões do Grupo de Produtores Agroflorestais Gralha Azul, de Morretes - PR. Para tanto sistematizou - se, com auxílio de formulário específico, a informação de dezesseis eventos de mutirões nas áreas da s agricultores do Gralha Azul observados entre setembro de 2012 a fevereiro de 2013. As atividades realizadas foram: preparo de canteiro (1 2 dos 16 mutirões) e plantio de primavera (4 ). Dois tipos de preparo de canteiro foram observados: mecanizado e não mecanizado. No mecanizado, com enxada rotativa, em média 6,8 agricultores trabalharam 5,85 horas fazendo 121,8 m² de canteiros com largura fixa de 1,20m. Já no não mecanizado, a média por mutirão foi de 6,25 agricultores trabalhando 6,06 horas e fizeram 65 ,3m² de canteiro, com a largura do canteiro variando de 0,3 a 1,20, com média de 0,56 m. Em média nas atividades de plantio de frutíferas 6 agricultores trabalharam 3,72 horas. A preferência pelo preparo de canteiros e do plantio nos mutirões é reflexo ta nto do aproveito de mão de obra para os trabalhos mais árduos quanto pelo fato que a agrofloresta é uma atividade recente e em expansão na região. A s práticas observadas seguem fundamentos agroecológicos e são fortemente influenciados por recomendações em píricas e científicas.
Thesagro: Agricultura Familiar
Manejo
Palabras clave: Agroecologia
Agrofloresta
Prática agrícola
Mutirão
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2013C.EduardoCBSAMutiroes.pdf597,65 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace