Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/976860
Título: Características agronômicas de genótipos de mandioca (Manihot esculenta Crantz) em Cândido Sales, Ba.
Autoria: OLIVEIRA, L. M.
VIANA, A. E. S.
CARDOSO, A. D.
SANTOS, V. da S.
FOGAÇA, J. J. N. L.
LOPES, S. C.
Afiliação: LEANDRO MENEZES OLIVEIRA, UESB; ANSELMO ELOY SILVEIRA VIANA, UESB; ADRIANA DIAS CARDOSO, UESB; VANDERLEI DA SILVA SANTOS, CNPMF; JOSUÉ JÚNIOR NOVAES LADEIA FOGAÇA, UESB; SANDRO CORREIA LOPES, UESB.
Ano de publicação: 2013
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA, 15., 2013, Salvador. Inovação e sustentabilidade: da raiz ao amido: trabalhos apresentados. Salvador: CBM: Embrapa, 2013. 1 CD-ROM.
Conteúdo: A mandioca (Manihot esculenta Crantz), é uma planta originária da América Tropical, constituindose principal fonte de energia para mais de 600 milhões de pessoas no mundo, especialmente, nas regiões tropicais em desenvolvimento (IYER et al., 2010). No Brasil, em razão da grande variabilidade de condições climáticas e de solos, há mais de 3000 variedades de mandioca catalogadas (GOMES et al., 2002). Atualmente, a importância da mandioca vem aumentando na alimentação animal, por apresentar importante fonte de proteína nas folhas e possuir alta concentração de nutrientes digestíveis (HUE et al., 2010). Para esta finalidade a variedade deve apresentar alta produtividade de raízes tuberosas, de massa seca e de biomassa área, com boa retenção foliar e elevados teores de proteínas nas folhas, além de concentração de fatores antinutricionais baixa, com o objetivo de evitar a intoxicação ou decréscimo da eficiência no aproveitamento dos nutrientes (OTSUBO, 2004). Esta tuberosa é rústica e de simples cultivo, produzindo aproximadamente 10 a 30 t ha-1 de raízes e de 8 a 30t ha-1 de parte área (NASCIMENTO, 2005). Em geral a produtividade média é muito abaixo do potencial produtivo da cultura, em função do manejo inadequado e da utilização de material de plantio de baixa qualidade (CARVALHO et al., 2009). O uso de variedades melhoradas e adaptadas aos fatores edafoclimáticos locais é uma das alternativas para se promover melhoria considerável no sistema de produção da cultura e aumentar a produtividade da mandioca na região, sendo que, devido à alta interação genótipos x ambientes, a probabilidade de um genótipo de comportar semelhante em todas as regiões ecológicas é baixa (FUKUDA; SILVA, 2003). Assim, o presente trabalho foi desenvolvido como objetivo avaliar a produtividade de raízes, a produtividade de parte aérea e o índice de colheita de variedades de mandioca em Cândido Sales-BA.
Thesagro: Mandioca
Características agronômicas
NAL Thesaurus: Cassava
Agronomic traits
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARACTERISTICASAGRONOMICAS101melhoram21548VANDERLEI.pdf55,16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace