Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/981118
Título: Lixiviação de íons potássio, cálcio e magnésio para determinação do vigor em sementes de milho doce.
Autor: ZUCARELI, C.
BRZEZINSKI, C. R.
ABATI, J.
HENNING, F. A.
RAMOS JUNIOR, E. U.
NAKAGAWA, J.
Afiliación: CLAUDEMIR ZUCARELI, UEL; CRISTIAN RAFAEL BRZEZINSKI, UEL; JULIA ABATI, UEL; FERNANDO AUGUSTO HENNING, CNPSO; EDISON ULISSES RAMOS JUNIOR, CNPSO; JOÃO NAKAGAWA, FCA/UNESP.
Año: 2013
Referencia: Informativo ABRATES, Londrina, v. 23, n. 3, p. 56-60, dez. 2013.
Descripción: O teste de lixiviação de íons de potássio, cálcio e magnésio é baseado na integridade das membranas celulares das sementes, sendo considerado um procedimento rápido para a avaliação do vigor em sementes de várias espécies. Porém, para sementes de milho doce não se têm informações necessárias para a validação deste procedimento. Com isso, o trabalho teve como objetivo obter informações que permitam o aperfeiçoamento dos testes de lixiviação de potássio, cálcio e magnésio para a avaliação do vigor em sementes de milho doce. Foram utilizados 14 lotes de sementes de milho doce de duas cultivares, BR-401 e BR-402. O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado com três repetições. A qualidade fisiológica das sementes foi avaliada por meio dos testes de germinação, condutividade elétrica, emergência a campo, lixiviação de potássio, de cálcio e de magnésio. Os testes de lixiviação de potássio e magnésio foram eficientes na avaliação do vigor em sementes de milho doce. A condutividade elétrica apresentou correlação negativa com a emergência de plântulas e positiva com a lixiviação de íons de potássio e magnésio.
Thesagro: Milho
Semente
Qualidade
NAL Thesaurus: Corn
Seed quality
ISSN: 0103-667X
Tipo de Material: Artigo de periódico
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CNPSO)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Lixiviacaodeionspotassiocalcioemagnesioparadeterminacaodovigoremsementesdemilhodoce.pdf597,11 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace