Sobre o Alice

O movimento do acesso aberto (AA) objetiva promover a disponibilidade gratuita, em ambiente digital e sem restrições, aos conhecimentos científicos, em especial aqueles decorrentes de pesquisas realizadas com financiamento público. Iniciado nos anos 2000, o movimento tem crescido e recebido apoio de renomadas instituições internacionais e nacionais, inclusive por meio de declarações que apresentam e atualizam seus princípios, concedendo-lhe um caráter dinâmico e transformativo.
A Embrapa, ao longo dos anos, tem estabelecido várias iniciativas relacionadas ao AA, sendo inclusive, uma das primeiras instituições nacionais a lançar seus repositórios institucionais de acesso aberto, em 2011. Essa evolução é contínua e a instituição também tem buscado aderir e fomentar as práticas da ciência aberta (CA), que apresentam mudanças nas formas de fazer ciência, privilegiando o compartilhamento de recursos, dados e informações.
O Repositório Acesso Livre à Informação Científica da Embrapa (Alice) destina-se a reunir, organizar, armazenar, preservar e disseminar na íntegra informações científicas produzidas pela Embrapa e editadas em capítulos de livros, artigos em periódicos indexados, artigos em anais de congressos, teses e dissertações, notas técnicas, entre outros tipos de publicações. C9 uma plataforma que contribui significativamente para o aumento do impacto dos resultados de pesquisa e propicia maior visibilidade da Embrapa e de seu corpo técnico-científico.

Concepção e desenvolvimento

O repositório Alice foi concebido no âmbito do projeto Acesso Aberto à Informação Científica na Embrapa. Na sua implementação, atuaram conjuntamente membros deste projeto e de várias unidades da Embrapa, com destaque para o Sistema Embrapa de Bibliotecas, a Comissão Permanente para o Ainfo, profissionais das áreas de ciência da informação e ciência da computação. A plataforma utilizada para a concepção dos repositórios é o software livre DSpace.

Estrutura do Alice

As publicações digitais do repositório Alice estão organizadas em comunidades, que representam as unidades da empresa distribuídas pelo território brasileiro. Cada comunidade, por sua vez, está estruturada em coleções, compostas por tipos distintos de publicações:

  • Artigos em periódicos indexados
  • Livros científicos
  • Capítulos em livros científicos
  • Artigos em anais de congressos
  • Resumos em anais de congressos
  • Notas técnicas e Notas Científicas
  • Tese e dissertações
  • Textos para Discussão (série Embrapa)
  • outras publicações científicas.
Além da organização em comunidades e coleções, os documentos também são agrupados por autores, títulos, assuntos e data. Ademais, para facilitar o acesso às publicações de interesse dos usuários, o repositório Alice possui um avançado e flexível sistema de buscas, que pesquisa termos tanto nos metadados Dublin Core, quanto no texto completo dos documentos.