Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1000753
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Informática Agropecuária - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2014
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MENGATTO JUNIOR, E. A.
SILVA, J. dos S. V. da
Additional Information: EDSON ANTONIO MENGATTO JUNIOR, Colaborador CNPTIA; JOÃO DOS SANTOS VILA DA SILVA, CNPTIA.
Title: Imagens de alta resolução (rapideye) para elaboração de mapas para planejamento e gerenciamento: estrada parque do Pantanal, MS.
Publisher: In: SIMPÓSIO DE GEOTECNOLOGIAS NO PANTANAL, 5., 2014, Campo Grande, MS. Anais... São José dos Campos: INPE, 2014.
Pages: p. 513-522.
Language: pt_BR
Notes: Geopantanal 2014.
Keywords: Geotecnologia
Imagens de satélite
Geotechnology.
Description: Resumo: O elevado uso de geotecnologias têm disseminado o uso de imagens obtidas por sensores remotos. Isso porque a observação da terra por meio de imagens de satélite é a maneira mais efetiva e econômica de coletar dados necessários à gestão do território. Estas imagens auxiliam na elaboração de mapas de planejamento e gerenciamento de unidades de conservação como a estrada-parque Pantanal. O objetivo do trabalho foi utilizar de imagens de satélite de alta resolução (rapidEye) a partir de diferentes composições coloridas, demonstrando respostas diferentes a partir de diferentes alvos, além de seu uso para uma possível classificação. Foram utilizadas imagens rapideye e também imagens Landsat 5, comparando os diferentes produtos elaborados. As imagens rapidEye apresentam resolução espacial de 5 metros, o que permite melhor visualização de alvos distintos do que a Landsat5, com resolução espacial de 30 metros. Além disso, as imagens rapideye apresentam a banda red-edge, que demonstra diferentes estágios evolutivos de biomassa. Foi elaborado ainda uma classificação da área de estudos, a partir da imagem RapidEye. O método se mostrou eficiente, permitindo boa distinção entre os alvos, mas sendo necessário conhecimento prévio do analista para a definição das classes mapeadas. As imagens rapideye se mostraram mais adequadas ao mapeamento proposto.
Thesagro: Bacia hidrográfica
NAL Thesaurus: Watersheds
Pantanal.
Data Created: 2014-11-21
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPTIA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rapideye.pdf7,16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace