Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1000804
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Tabuleiros Costeiros - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SOUZA, R. A. de
CRUZ, M. A. S.
SOUZA, A. B. de
AMORIM, J. R. A. de
SILVA, R. R. de S.
Additional Information: ROBERTO ALVES DE SOUZA, CPATC; MARCUS AURELIO SOARES CRUZ, CPATC; JULIO ROBERTO ARAUJO DE AMORIM, CPATC.
Title: Análise espacial da relação entre as atividades econômicas de potencail impactante e regiões vulneráveis na bacia do Rio Japratuba.
Publisher: In: SIMPÓSIO REGIONAL DE GEOPROCESSAMENTO E SENSORIAMENTO REMOTO, 6., 2012, Aracaju. Geotecnologias: socialização e sustentabilidade. Aracaju: Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2012.
Language: pt_BR
Keywords: Rio Japaratuba
Geotecnologia.
Description: As atividades antrópicas vêm ao longo dos anos provocando impactos ambientais nas bacias hidrográficas brasileiras, contribuindo para o aumento da vulnerabilidade à perda de solo. Os Sistemas de Informações Geográficas - SIG constituem uma ferramenta eficiente no desenvolvimento de trabalhos referentes à problemática da questão ambiental, proporcionando uma redução de custos de mapeamentos. O objetivo desse trabalho foi a aplicação de um SIG para a realização de uma análise espacial que permita avaliar a ocorrência de atividades econômicas de potencial impactante em áreas com diferentes graus de vulnerabilidade na Bacia do rio Japaratuba. Esta bacia foi selecionada devido à sua importância para o estado de Sergipe, tanto pelo aspecto dos recursos hídricos, como pela exploração agropecuária e industrial. Para tanto, fez-se uso do software ArcGIS e de dados bibliográficos apoiados com levantamento de campo. Os resultados demonstram que as principais atividades econômicas da bacia do rio Japaratuba estão sendo desenvolvidas em regiões de graus de vulnerabilidade definidos como moderado a alto, o que pode ter consequências irreversíveis ao meio ambiente e à população local.
Thesagro: Água
Recurso Hídrico.
Data Created: 2014-11-24
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
00257050923.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace