Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1000966
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Informática Agropecuária - Capítulo em livro científico (ALICE)
Issue Date: 2014
Type of Material: Capítulo em livro científico (ALICE)
Authors: QUEIRÓS, L. R.
LUCHIARI JUNIOR, A.
CAMARGO NETO, J.
MASSRUHÁ, S. M. F. S.
INAMASU, R. Y.
SPERANZA, E. A.
EVANGELISTA, S. R. M.
Additional Information: LEONARDO RIBEIRO QUEIRÓS, CNPTIA; ARIOVALDO LUCHIARI JUNIOR, CNPTIA; JOÃO CAMARGO NETO, CNPTIA; SÍLVIA MARIA FONSECA SILVEIRA MASSRUHÁ, CNPTIA; RICARDO YASSUSHI INAMASU, CNPDIA; EDUARDO ANTONIO SPERANZA, CNPTIA; SILVIO ROBERTO MEDEIROS EVANGELISTA, CNPTIA.
Title: Análise das possibilidades e tendências do uso das tecnologias da informação e comunicação em Agricultura de Precisão.
Publisher: In: BERNARDI, A. C. de C.; NAIME, J. de M.; RESENDE, A. V. de; BASSOI, L. H.; INAMASU, R. Y. (Ed.). Agricultura de precisão: resultados de um novo olhar. Brasília, DF: Embrapa, 2014.
Pages: p. 97-108.
Language: pt_BR
Keywords: Tecnologia da informação e comunicação
Computação em nuvem
Computação ubíqua
Sistemas de suporte à decisão
Protocolo de produção
Cloud computing
Agricultural production protocols
Description: Resumo: A Agricultura de Precisão (AP) tem em sua concepção a emergência de novas combinações agrotecnológicas baseadas no desenvolvimento e aplicação das tecnologias da informação e comunicação na agricultura. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC?s) são definidas pela Agência dos Estados Unidos para Cooperação Internacional-USAID como sendo: a combinação de hardware, software e os instrumentos de produção que permitem troca, processamento e manejo da informação e do conhecimento. Então, de acordo com a USAID, as TIC's incluem tecnologias e métodos para armazenar, manejar e processar informação (e.g. computadores, softwares, livros, dispositivos móveis, livrarias digitais e não digitais) e para comunicar a informação (e.g. correio, correio eletrônico, rádio, televisão, telefones, celulares, pagers, internet, etc). Devido à combinação de agrotecnologias com as tecnologias da informação e da comunicação, a Agricultura de Precisão é vista atualmente como uma das formas mais eficientes e eficazes de se garantir a produção de alimentos para atender as necessidades alimentares de nove bilhões de habitantes da terra em 2050, com a garantia da qualidade do produto e dos recursos naturais bióticos e abióticos. Este capítulo analisa o estado da arte e as tendências futuras das Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto da Agricultura de Precisão. Serão abordados os seguintes temas: Padrões para Integração de Equipamentos Agrícolas, Sistemas de Informação e na Automação de Processos e Operações Agrícolas; Computação Ubíqua e em Nuvem; Aplicações Geoespaciais; Sistemas de Suporte a Decisão; Processos Produtivos Agrícolas - Protocolos e Normas de Produção.
Thesagro: Agricultura de precisão
Tecnologia da informação
NAL Thesaurus: Precision agriculture
Information technology
Decision support systems
Year: 2014-11-26
Appears in Collections:Capítulo em livro científico (CNPTIA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
07.pdf483,07 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace