Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1000975
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Informática Agropecuária - Capítulo em livro científico (ALICE)
Issue Date: 2014
Type of Material: Capítulo em livro científico (ALICE)
Authors: BORGHI, E.
AVANZI, J. C.
LUCHIARI JUNIOR, A.
BORTOLON, L.
BORTOLON, E. S. O.
INAMASU, R. Y.
Additional Information: EMERSON BORGHI, CNPASA; JUNIOR CESAR AVANZI, CNPASA; ARIOVALDO LUCHIARI JUNIOR, CNPTIA; LEANDRO BORTOLON, CNPASA; ELISANDRA SOLANGE OLIVEIRA BORTOLON, CNPASA; RICARDO YASSUSHI INAMASU, CNPDIA.
Title: Avaliação do padrão tecnológico e tendências da Agricultura de Precisão - Safra 2011/12.
Publisher: In: BERNARDI, A. C. de C.; NAIME, J. de M.; RESENDE, A. V. de; BASSOI, L. H.; INAMASU, R. Y. (Ed.). Agricultura de precisão: resultados de um novo olhar. Brasília, DF: Embrapa, 2014.
Pages: p. 578-584.
Language: pt_BR
Keywords: Questionário
Description: Resumo: Embora os conceitos e tecnologias da Agricultura de Precisão (AP) são bastante difundidos no Brasil, a AP ainda é pouco utilizada em algumas regiões produtoras de grãos. O presente trabalho teve como objetivo fazer um levantamento sobre a utilização da AP, por meio da aplicação de um questionário via web e impresso. Foram encaminhados 250 e-mails convidando produtores e técnicos a responderem o questionário, além da realização de uma reunião técnica sobre AP em Guaraí/TO. Após análise das respostas obtidas, 67% dos produtores que responderam ao questionário informaram que iniciaram as atividades de AP entre dois e cinco anos. O tamanho do grid mais utilizado é de 5 hectares, sendo o serviço predominantemente realizado por empresas prestadoras de serviço, contudo os equipamentos e a interpretação dos resultados é realizada pela equipe técnica da propriedade. Embora não consigam observar a redução no custo de produção com a utilização da AP, os produtores discordam que os custos da AP sejam maiores que os benefícios observados. Além disso, os equipamentos e softwares hoje empregados na AP são um obstáculo ao crescimento e ao investimento na tecnologia. Como o questionário foi respondido por produtores e técnicos de diversas regiões do Brasil, constatou-se que o trabalho com AP ainda é bastante recente. Mesmo com conhecimento sobre a técnica e os benefícios que a tecnologia proporciona a utilização ainda é bastante restrita e necessita de mais acesso à informação e capacitação técnica, a fim de ter um uso mais eficaz e eficiente.
Thesagro: Agricultura de precisão
Agronegócio
NAL Thesaurus: Agribusiness
Surveys
Questionnaires
Year: 2014-11-26
Appears in Collections:Capítulo em livro científico (CNPTIA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
61.pdf318,12 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace