Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1001023
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Tabuleiros Costeiros - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Issue Date: 2014
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: SILVA, M. A. S. da
MEDEIROS, S. dos S.
MANOS, M. G. L.
SIQUEIRA, E. R. de
Additional Information: MARCOS AURELIO SANTOS DA SILVA, CPATC; SONISE DOS SANTOS MEDEIROS, CPATC; MARIA GEOVANIA LIMA MANOS, CPATC; EDMAR RAMOS DE SIQUEIRA, CPATC.
Title: Modelagem social computacional como instrumento de análise de sistemas sociais territoriais complexos: o caso do Território Sul sergipano, Brasil.
Publisher: Campo Território: revista de geografia agrária, v. 9, n. 17, p. 55-85, abr. 2014.
Language: pt_BR
Keywords: Território rural.
Description: O governo brasileiro e os governos locais recorreram à abordagem territorial para a elaboração de suas estratégias de desenvolvimento regional sustentável. Espaço geográfico delimitado, dotado de uma governança própria e animado por processos específicos, o território é visto como o lugar de integração das dimensões social, econômica e ambiental das diversas políticas públicas. Todavia, apesar do discurso sobre a integração das diferentes dimensões do desenvolvimento sustentável, a maioria das ações está polarizada entre a economia e a conservação ambiental. A pesquisa apresentada neste artigo visa à adoção de um quadro conceitual para avaliação da dimensão social dos processos territoriais segundo a teoria dos sistemas. Seguindo uma abordagem iterativa e interdisciplinar, foi estudado o Território Rural Sul Sergipano, Brasil, considerando o território como um sistema complexo de atores e utilizando um método de modelagem social computacional baseada na Sociologia da Ação Organizada. Os resultados mostraram que essa abordagem permitiu a identificação dos atores pertinentes, assim como os jogos de atores nos quais eles se engajam, fundamentados, principalmente, nas relações de poder e dependência, contribuindo assim para a compreensão da estrutura social do território.
Thesagro: Desenvolvimento Sustentável
Sociologia Rural.
Year: 2014-11-27
ISSN: 18096271
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPATC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
224881033231PB.pdf2,66 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace