Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1001459
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2014
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: MANERA, D. B.
VOLTOLINI, T. V.
YAMAMOTO, S. M
ARAUJO, G. G. L. de
SOUZA, R. A.
Additional Information: DANIEL BONFIM MANERA, UNIVASF; TADEU VINHAS VOLTOLINI, CPATSA; SANDRA MARI YAMAMOTO, UNIVASF; GHERMAN GARCIA LEAL DE ARAUJO, CPATSA; RAFAEL ARAÚJO SOUZA.
Title: Desempenho produtivo de ovinos em pastejo suplementados com concentrados contendo coprodutos do processamento de frutas.
Publisher: Semina: Ciências Agrárias, Londrina, v. 35, n. 2, p. 1013-1022, mar./abr. 2014.
Language: pt_BR
Keywords: Pasto irrigado
Resíduo da fruticultura
Semiárido
Capim-tifton 85
Coproduto
Description: O objetivo desse estudo foi avaliar o desempenho produtivo e as características de carcaça de ovinos mantidos em pastos de capim-tifton 85 irrigados e alimentados com concentrados contendo coprodutos do processamento de frutas. A área de pastagem correspondeu a 0,58 ha, dividida em 24 piquetes, manejada em lotação rotativa, com quatro dias de ocupação e 20 dias de descanso. Foram utilizados 24 ovinos, machos, castrados, com peso corporal inicial médio de 26,9±2,4 kg e dez meses de idade como animais testadores. Foram comparados três coprodutos do processamento de frutas (goiaba, acerola e uva) incluídos em 30% da matéria seca no suplemento concentrado, além do concentrado ?controle? composto exclusivamente por ingredientes tradicionais como milho, farelo de soja e farelo de trigo. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado com seis repetições por tratamento. Os concentrados não influenciaram o consumo de forragem, o consumo diário de alimentos, o ganho médio diário, o ganho de peso total, o peso corporal final e o rendimento de carcaça dos animais. Em média, a taxa de lotação obtida foi 90,96 ovinos/ha e a estimativa de produção de carne por unidade de área foi 2.756,50 kg/ha/ano. Dessa forma, os coprodutos do processamento de goiaba, acerola e uva podem compor em 30% os concentrados para ovinos em pastejo sem prejuízo ao consumo de alimentos, desempenho produtivo, características de carcaças dos animais e no desempenho produtivo da área.
Thesagro: Produção animal
Pastagem
Ovino
NAL Thesaurus: Animal production
Data Created: 2014-12-03
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tadeu6.pdf601.24 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace