Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1002192
Title: Diversidade de Scarabaeoidea (Insecta: Coleoptera) coletados com armadilha de interceptação de voo no Distrito Federal.
Authors: CAMPOS, T. M.
OLIVEIRA, C. M. de
FRIZZAS, M. R.
Affiliation: TÚLIO M. CAMPOS; CHARLES MARTINS DE OLIVEIRA, CPAC; MARINA R. FRIZZAS, UNB.
Date Issued: 2014
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 25., 2014, Goiânia. Entomologia integrada à sociedade para o desenvolvimento sustentável: anais. Goiânia: Sociedade Entomológica do Brasil, 2014.
Description: Os representantes da superfamília Scarabaeoidea formam um grupo diverso de organismos que apresentam diferentes hábitos alimentares e comportamento. Esses insetos são normalmente coletados utilizando-se armadilhas de queda ou armadilha luminosa. Entretanto, o uso de armadilha de interceptação de voo pode revelar diferenças na diversidade em Scarabaeoidea, principalmente no Distrito Federal, onde o seu uso é pouco comum. O objetivo desse trabalho foi avaliar a diversidade (riqueza e abundância) de Scarabaeoidea coletados com armadilha de interceptação de voo no Distrito Federal. O estudo foi conduzido em uma área de Cerrado (cerradão) (Planaltina/DF) onde foi instalada uma armadilha de interceptação de voo, composta por uma tela de sombrite preto (1 x 2 m), esticada em posição perpendicular ao solo deixando-se um espaço de ≈10 cm em relação ao solo onde foram encaixadas cinco bandejas plásticas contendo água e detergente. Semanalmente, entre outubro/2013 e abril/2014, os Scarabaeoidea foram coletados e identificados em nível de gênero. Foram coletados 504 espécimes de Scarabaeoidea pertencentes a 3 famílias (Scarabaeidae, Melolonthidae e Geotrupidae) e 24 gêneros (Anomiopus, Anthicheira, Ataenius, Athyreus, Bolbapium, Canthidium, Canthon, Coprophanaeus, Deltochillum, Dendropaemon, Dichotomius, Eurysternus, Eutrichillum, Isonychus, Leucothyreus, Lobogeniates, Lyogenis, Neoathyreus, Ontherus, Oxysternon, Paranomala, Phyllophaga, Plectris e Trizogeniates). Coprophanaeus (n=85) e Oxysternon (n=80) foram os gêneros mais abundantes e juntamente com Deltochillum, Neoathyreus, Eurysternus, Eutrichillum e Dichotomius representaram 84,3% do total coletado. A família Scarabaeidae apresentou maior abundância (n=410) e riqueza (12 gêneros). A maior abundância de Scarabaeoidea foi observada entre novembro e dezembro/2013 (68,8% do total coletado). A armadilha de interceptação de voo se mostrou adequada para coleta de Scarabaeoidea revelando alta diversidade coletada.
NAL Thesaurus: Coleoptera
Geotrupidae
Scarabaeidae
Keywords: Melolonthidae
Diversidade
Distrito Federal
Language: pt_BR
Type of Material: Resumo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPAC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
34229.pdf62,62 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace