Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1002198
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Cerrados - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2014
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: XAVIER, R. A.
SILVA, C. N. da
SPINDOLA, I. C.
SANTOS, M. J. dos
CARVALHO, A. M. de
OLIVEIRA, C. M. de
Additional Information: RODRIGO A. XAVIER; CLOTILDES N. DA SILVA; ISABEL C. SPINDOLA; MAIAN J. DOS SANTOS; ARMINDA MOREIRA DE CARVALHO, CPAC; CHARLES MARTINS DE OLIVEIRA, CPAC.
Title: Levantamento de artrópodes epígeos em solo sob uso de plantas de cobertura em sistema plantio direto no Cerrado.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 25., 2014, Goiânia. Entomologia integrada à sociedade para o desenvolvimento sustentável: anais. Goiânia: Sociedade Entomológica do Brasil, 2014.
Language: pt_BR
Keywords: Organismos de solo
Atropoda.
Description: Artrópodes epígeos são responsáveis por processos como a decomposição da liteira e ciclagem de nutrientes. As plantas de cobertura tem efeito nos atributos químicos, físicos e biológicos do solo e são fundamentais para se reduzir as quantidades fertilizantes nitrogenados aplicadas às culturas. O objetivo desse trabalho foi avaliar a abundância e diversidade de artrópodes epígeos em solo sob uso plantas de cobertura em sistema plantio direto no Cerrado. Os estudos foram conduzidos na Embrapa Cerrados (Planaltina/DF) com uso de dez plantas de cobertura [feijão-bravo-do-ceará, feijão guandu, mucuna-preta, milheto, sorgo, braquiária ruziziensis, crotalária juncea, nabo-forrageiro, trigo e vegetação espontânea (testemunha)] que foram cultivadas entre abril e setembro/2012, em parcelas de 12 x 8 m, cujas subparcelas (12 x 4m) receberam ou não fertilização nitrogenada. Entre novembro/2012 e março/2013 cultivou-se milho em todas as parcelas. Utilizou-se delineamento em blocos ao acaso com três repetições. Mensalmente, entre maio/2012 e setembro/2013, foram instaladas, nas subparcelas, armadilhas de queda (8 cm diâmetro/14 cm altura) contendo água e detergente, que após 96 horas foram recolhidas. Os artrópodes foram triados em laboratório sob microscópio estereoscópio em nível de classe/ordem. Foram coletados 133.945 artrópodes pertencentes a 16 classes/ordens. Collembola foi a classe mais abundante entre os artrópodes com 50.453 espécimes (37,7% do total). As classes/ordens Collembola, Acari e Hymenoptera juntas representaram 90,1% dos artrópodes. As maiores abundâncias de artrópodes foram registradas em novembro e dezembro/2012 e setembro/2013. Não se observou diferenças nos tratamentos com nitrogênio (n= 67.344) e sem nitrogênio (n= 66.601). Dentre as plantas de cobertura observou-se que feijão-bravo-do-ceará, sorgo e braquiária ruziziensis resultaram nas maiores abundâncias de artrópodes (40,5% do total). Os outros tratamentos apresentaram abundâncias semelhantes.
Thesagro: Planta de cobertura
Cerrado
Arthropoda
Dinâmica Populacional.
NAL Thesaurus: Ground cover plants
Savannas
Brazil.
Data Created: 2014-12-10
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPAC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
34231.pdf56,83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace