Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1002206
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Cerrados - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Issue Date: 2014
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, I. F. da
SILVA, J. P. G. F. da
BALDIN, E. L. L.
SPECHT, A.
MORAES, S. V. de P.
Additional Information: Ivana F. da Silva; José Paulo G. F. da Silva; Edson L. L. Baldin; ALEXANDRE SPECHT, CPAC; SILVANA VIEIRA DE PAULA MORAES, CPAC.
Title: Adaptações de metodologia para criação de Helicoverpa armigera (Hübner) (Lepidoptera: Noctuidae).
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 25., 2014, Goiânia. Entomologia integrada à sociedade para o desenvolvimento sustentável: anais. Goiânia: Sociedade Entomológica do Brasil, 2014.
Language: pt_BR
Keywords: Metodologia de criação
Bauru
Lepidotero.
Description: Helicoverpa armigera (Hübner) destaca-se entre os principais lepidópteros desfolhadores de culturas brasileiras nas duas últimas safras. Visando aprimorar as técnicas de criação de H. armigera em laboratório, foi avaliada uma metodologia de criação no Laboratório de Resistência de Plantas a Insetos e Plantas Inseticidas (LARESPI) da FCA/UNESP, Botucatu. Para criação, os adultos identificados quanto ao sexo e separados em casais são mantidos em gaiolas (tubos de PVC, 20 cm de diâmetro e 30 cm de altura). A face superior das gaiolas são vedadas com tecido voil, permitindo aeração e alimentação dos adultos. A face inferior é apoiada em prato de plástico (28 cm de diâmetro) recoberto com papel filtro. Internamente as gaiolas são forradas com papel kraft natural servindo de substrato para oviposição. Sobre o voil é acondicionada uma porção de algodão umedecido em solução de mel a 10%, e outra contendo apenas água. As lagartas são obtidas a partir das posturas colhidas diariamente no papel kraft e no tecido voil. As posturas são transferidas inicialmente para um recipiente plástico transparente de 500 mL, contendo aproximadamente 50g de dieta artificial. A partir do terceiro instar, é feita a transferência individual das lagartas para recipientes de 50 mL, contendo aproximadamente 5g de dieta artificial. Estes recipientes são vedados com tampas, e as lagartas são mantidas em seu interior até formação das pupas. As pupas são coletadas e acondicionadas em recipientes de acrílico transparente (11,5 x 11,5 x 3,5 cm) contendo vermiculita umedecida, permanecendo nesse ambiente até a emergência dos adultos. A criação é mantida sob temperatura de 25ºC, umidade relativa de 70±10% e fotofase de 12h. A iluminação natural é mantida por lâmpadas dos tipos fluorescente ?super luz do dia? (20W) e fluorescente ?plant light? (grolux F 20 W T12), nas prateleiras de criação. Para averiguação de temperatura e umidade relativa do ar utiliza-se o termohigrômetro digital. Para validação da criação descrita realizaram-se diversos experimentos preliminares. A metodologia apresentada possibilita a criação de H. armigera em diferentes escalas, permitindo a realização de ensaios diversos.
Thesagro: Inseto
Praga de planta
Lagarta.
NAL Thesaurus: Helicoverpa armigera
Plant pests
Insect larvae
Insect reproduction
Brazil
Year: 2014-12-10
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPAC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
34232.pdf218,52 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace