Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1002208
Título: Lepidópteros ocorrentes na safra e entressafra da soja no sudoeste do Mato Grosso.
Autoria: FAVETTI, B. M.
MASSAROLI, A.
LUCENA, A. R.
SANTOS, T. L. B. dos
BUTNARIU, A. R.
SPECHT, A.
Afiliação: BRUNA M. FAVETTI; Angélica Massaroli; Ana R. Lucena; Thais L. B. dos Santos; Alessandra R. Butnariu; ALEXANDRE SPECHT, CPAC.
Ano de publicação: 2014
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 25., 2014, Goiânia. Entomologia integrada à sociedade para o desenvolvimento sustentável: anais. Goiânia: Sociedade Entomológica do Brasil, 2014.
Conteúdo: Esta pesquisa verificou a ocorrência de lepidópteros desfolhadores durante a safra e entressafra da soja na região sudoeste do estado de Mato Grosso. O estudo foi conduzido na fazenda Aparecida da Serra (14°18'59"S, 57°45'16"W) (14°20'23"S, 57°42'39"W), localizada entre os municípios de Tangará da Serra e Nova Marilândia. No cultivo da soja (TMG 132RR), as coletas foram na safra 2012/13, em um talhão de 50 ha. Foram avaliados quatro transectos contendo 10 estacas cada, distantes 50 metros entre si, totalizando 40 pontos de coleta. Durante a entressafra, as avaliações ocorreram em um talhão de 145 ha contendo milheto (ADR 7010) e próximo ao cultivo de soja anterior. Nesse, foram estabelecidos 12 pontos de coleta, distribuídos em um transecto, cuja distância foi de 67 metros entre cada ponto, e de 134 m a cada quatro pontos. Na soja, 10 coletas foram feitas semanalmente (dezembro a fevereiro) com pano-de-batida, e no milheto, oito coletas quinzenalmente (maio a julho) por metro linear, além de coleta manual, por procura ativa, em ambos. O manejo utilizado pelo produtor na soja foi com defensivos químicos e, no milheto, não houve aplicação de produtos. Os lepidópteros coletados na soja foram Chrysodeixis includens Walker), Spodoptera sp., Heliothis virescens (Fabricius) e Anticarsia gemmatalis Hübner. No milheto ocorreram os noctuídeos Mocis latipes (Guenée), Spodoptera frugiperda (Smith), Helicoverpa sp., Helicoverpa armigera (Hübner), Mythimna sequax Franclemont, Helicoverpa zea (Boddie), Leucania latiuscula Herrich-Schäffer, o hesperíideo Urbanus proteus (Linnaeus), e um espécime de Geometridae. Conclui-se que o número de lepidópteros foi maior no milheto do que na soja, e, que exemplares da sub-família Heliothiinae e do gênero Spodoptera estiveram presentes durante os dois cultivos avaliados. Estes resultados contribuem para o conhecimento do complexo de insetos ocorrentes na safra e entressafra da soja e, potencialmente, para o manejo integrado de pragas.
Thesagro: Controle integrado
Praga de planta
Spodoptera spp
Lagarta
Milheto
Soja
NAL Thesaurus: Pest management
Plant pests
Lepidoptera
Spodoptera
Insect larvae
Millets
Soybeans
Brazil
Palavras-chave: Ponte verde
Desfolhadores
Manejo Integrado de Pragas
Mato Grosso
Lepidotero
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
34233.pdf169,59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace