Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1002367
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Territorial - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2014
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, G. B. S. da
ROSA, C. M.
VICENTE, L. E.
NOGUEIRA, S. F.
VICTORIA, D. de C.
LOEBMANN, D. G. dos S. W.
ANDRADE, R. G.
Additional Information: GUSTAVO BAYMA SIQUEIRA DA SILVA, CNPM; CAIO MENEZES ROSA, BOLSISTA CNPM; LUIZ EDUARDO VICENTE, CNPM; SANDRA FURLAN NOGUEIRA, CNPM; DANIEL DE CASTRO VICTORIA, CNPM; DANIEL GOMES DOS SANTOS W LOEBMANN, CNPM; RICARDO GUIMARAES ANDRADE, CNPM.
Title: Discriminação de áreas de pastagens plantadas por meio de séries temporais EVI-2.
Publisher: In: SIMPÓSIO DE GEOTECNOLOGIAS NO PANTANAL, 5., 2014, Campo Grande, MS. Anais... São José dos Campos: INPE, 2014. p. 739-747.
Language: pt_BR
Keywords: Processamento de imagens
Índice de vegetação.
Description: Técnicas envolvendo a análise multitemporal vêm sendo amplamente empregadas em estudos com imagens de sensores ópticos. Alguns alvos possuem comportamento dinâmico no que diz respeito à resposta espectral no decorrer do tempo, como a paisagem agrícola, pastagens e a cobertura vegetal.O objetivo deste trabalho é avaliar o potencial de séries temporais EVI-2 (Enhanced Vegetation-2) para discriminar áreas de pastagens plantadas de áreas naturais, incluindo áreas com pastagens naturais.A área de estudo está localizada na região do município de Aquidauana (MS), entre as coordenadas 19º 24´e 19º 58´de latitude sul e 55º 43´ e 55 02´de longitude oeste. As estações do ano, chuvosa e seca, foram definidas a partir dos dados de precipitação mensal acumulada da estação pluviométrica de Taboco (20º 04? 13??S e 55º 38? 43??O). Os perfis temporais de EVI-2 foram derivados de imagens TM\Landsat de 2008 a 2011. A discriminação das classes analisadas foi avaliada por meio do teste não paramétrico Kruskal-Wallis ANOVA e apresentado por meio de dendrogramas.Os resultados indicaram que em ambas as estações a discriminação das áreas de pastagens das áreas de vegetação natural analisadas foi possível. Em 66% e 80% das imagens de EVI-2 as áreas de pastagens plantadas foram discriminadas nas estações chuvosa e seca, respectivamente.
Thesagro: Cerrado
Pastagem
Sensoriamento Remoto.
NAL Thesaurus: Pantanal.
Data Created: 2014-12-11
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
4227.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace