Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1002371
Título: Classificação de formações vegetais do Pantanal por meio da análise orientada a objeto em imagens de satélite de alta resolução espacial.
Autoria: GOMES, P. B.
BOLFE, E. L.
ARAUJO, L. S. de
VICTORIA, D. de C.
GARRASTAZU, M. C.
Afiliação: PRISCILA BROCHADO GOMES, CNPM; EDSON LUIS BOLFE, CNPM; LUCIANA SPINELLI DE ARAUJO, CNPM; DANIEL DE CASTRO VICTORIA, CNPM; MARILICE CORDEIRO GARRASTAZU, CNPF.
Ano de publicação: 2014
Referência: In: SIMPÓSIO DE GEOTECNOLOGIAS NO PANTANAL, 5., 2014, Campo Grande, MS. Anais... São José dos Campos: INPE, 2014. p. 314-324.
Conteúdo: As mudanças na cobertura vegetal das terras são componentes importantes nas discussões ambientais e de utilização das terras por atividades de produção agropecuária nos diferentes biomas brasileiros. Cada vez mais, o sensoriamento remoto tem sido utilizado para estes estudos, porém, ainda existem limitações relacionadas à resolução espacial, temporal e espectral das imagens de satélite utilizadas e à geração de metodologias para áreas mais abrangentes. O bioma Pantanal é considerado uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta, porém tem sido impactado fortemente pela ação antrópica. O monitoramento desse bioma é bastante difícil, principalmente pelas alterações no regime de inundações que causam mudanças no uso e cobertura vegetal. Assim, este artigo objetiva avaliar o potencial das imagens Rapideye e da análise orientada a objeto para a discriminação e classificação de formações vegetais de uma área representativa do Pantanal da Nhecolândia, município de Corumbá (MS). Realizamos alguns testes com diferentes parâmetros de escala e testamos a utilização da banda RedEdge, considerando como classes as formações florestal, savânica e campestre. A classificação identificada como mais adequada foi a que empregou escala 100 e todas as bandas do RapidEye, incluindo a RedEdge, com Kappa de 0,73. Na matriz de confusão a principal dificuldade observada foi em relação à discriminação da formação savânica, por esta se confundir muito com a formação campestre. A caracterização e espacialização dessas áreas são de suma relevância para a constituição de bases técnico-científicas de informações para amparar políticas públicas de desenvolvimento e sustentabilidade do Pantanal.
Thesagro: Sensoriamento Remoto
Vegetação
Palavras-chave: Processamento de imagens
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
4228.pdf2,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace