Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1002477
Título: Índice de umidade na região nordeste do Brasil.
Autoria: LEIVAS, J. F.
ANDRADE, R. G.
TEIXEIRA, A. H. de C.
VICTORIA, D. de C.
TORRESAN, F. E.
BOLFE, E. L.
Afiliação: JANICE FREITAS LEIVAS, CNPM; RICARDO GUIMARAES ANDRADE, CNPM; ANTONIO HERIBERTO DE C TEIXEIRA, CNPM; DANIEL DE CASTRO VICTORIA, CNPM; FABIO ENRIQUE TORRESAN, CNPM; EDSON LUIS BOLFE, CNPM.
Ano de publicação: 2014
Referência: In: SIMPÓSIO REGIONAL DE GEOPROCESSAMENTO E SENSORIAMENTO REMOTO, 7., 2014, Aracaju. Geotecnologias: inovações e desenvolvimento: anais. Aracaju: UFS, 2014. p. 435-438.
Conteúdo: A análise espacial e temporal dos recursos de gestão e de água da agricultura tem sido utilizado amplamente imagens de satélite. Índices de Umidade foram criados para o monitoramento ambiental, como por exemplo, o Índice da água por diferença normalizada (Normalized Difference Water Index - NDWI). A seca que ocorreu no Nordeste brasileiro em 2012 foi monitorada a partir do NDWI derivado das imagens do satélite SPOT-Vegetation devido à grande extensão do evento climático extremo. À frente da forte seca que ocorreu no Nordeste brasileiro, especialmente na Bahia, onde quase 250 municípios estão em situação de emergência, o objetivo deste estudo foi avaliar o comportamento do NDWI do satélite SPOT-Vegetation. O período mais crítico foi observado a partir de janeiro de 2012, onde grandes áreas da região semi-árida da Bahia, apresentaram baixo teor de umidade, com predominância de valores de NDWI abaixo de zero durante o período seco. A variabilidade do NDWI ao déficit de hídrico indica que o produto pode utilizado para o monitoramento de ocorrência de secas do nordeste brasileiro.
Thesagro: Estiagem
Sensoriamento Remoto
Palavras-chave: Índice de umidade
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
4234.pdf593,3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace