Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1003335
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Florestas - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 2014
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: RESENDE, M. A. V. de
FREITAS, J. A. de
LANZA, M. A.
RESENDE, M. D. V. de
AZEVEDO, C. F.
Informaçães Adicionais: Maria Aparecida Vilela de Resende, UEMG; Joelson André de Freitas, Nunhems - Bayer Crop Science; Marcelo Abreu Lanza, EPAMIG; MARCOS DEON VILELA DE RESENDE, CNPF; Camila Ferreira Azevedo, UFV.
Título: Divergência genética e índice de seleção via BLUP emacessos de algodoeiro para características tecnológicas da fibra.
Fonte/Imprenta: Pesquisa Agropecuária Tropical, v. 44, n. 3, p. 334-340, jul./set. 2014.
Idioma: en
Palavras-chave: Algodoeiro
Divergência genética
Melhoramento genético.
Conteúdo: As características tecnológicas da fibra do algodoeiro são determinantes da qualidade de seus produtos e de sua remuneração. Este trabalho objetivou estimar a divergência genética entre acessos de algodoeiro e ordenar os melhores, com base em um índice de seleção combinando todas essas características de interesse. Foram avaliados 248 acessos de algodoeiro, empregando-se análise multivariada (distância de Mahalanobis e agrupamento de Tocher) e índice de seleção baseado em rank médio via metodologia de modelos mistos (REML/BLUP). A análise de agrupamento de Tocher permitiu a estruturação populacional dos acessos, resumindo-os em 14 grupos divergentes. As acurácias seletivas foram altas para todas as características avaliadas, variando de 0,89 a 0,94, indicando situação favorável à seleção. As correlações entre as seis variáveis apresentaram magnitudes moderadas a baixas, não sendo possível o melhoramento de uma característica, via seleção indireta, em outra. A seleção simultânea para as características de fibra, com base no índice de seleção de Mulamba e Mock, mostrouse promissora. Os melhores acessos para as seis variáveis, simultaneamente, foram 4S180, C96480, Giza75, 196Lasani11, Brown Egyptian, Early Fluff 316, C268-80 e 207MG-82607.
Thesagro: Fibra.
Ano de Publicação: 2014-12-19
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014APIDeonDivergenciaGenetica.pdf275,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace