Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1003375
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agrossilvipastoril - Livro científico (ALICE)
Date Issued: 2014
Type of Material: Livro científico (ALICE)
Authors: PEDREIRA, B. C. e
BEHLING, M.
WRUCK, F. J.
ANTONIO, D. B. A.
MENEGUCI, J. L. P.
CARNEVALLI, R. A.
LOPES, L. B.
TONINI, H.
Additional Information: BRUNO CARNEIRO E PEDREIRA, CPAMT; MAUREL BEHLING, CPAMT; FLAVIO JESUS WRUCK, CNPAF; DIEGO BARBOSA ALVES ANTONIO, CPAMT; JOAO LUIZ PALMA MENEGUCI, SPM E Rondonopolis; ROBERTA APARECIDA CARNEVALLI, CPAMT; LUCIANO BASTOS LOPES, CPAMT; HELIO TONINI, CPAMT.
Title: Sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta.
Publisher: IN: SIMPÓSIO DE PECUÁRIA INTEGRADA, 1., 2014, Sinop, MT. Intensificação da produção animal em pastagens: Anais... Sinop, MT: Embrapa, 2014. 294 p. Editores Bruno Carneiro e Pedreira, Dalton Henrique Pereira, Douglas dos Santos Pina, Roberta Aparecida Carnevalli, Luciano Bastos Lopes
Language: pt_BR
Keywords: Sistemas Integrados
Integração lavoura-pecuária-floresta
Description: A necessidade de aumentar a produção de alimentos tem sido frequentemente discutida nos mais diversos fóruns. Nesse contexto, o Brasil tem posição especial quando se trata de pecuária de corte, pois apresenta o maior rebanho (204 milhões de cabeças) e a segunda maior produção de carne (9 milhões de toneladas/ano) do mundo (FAO, 2010). A pecuária é uma das atividades mais importantes do Brasil, o qual apresenta condições singulares no que diz respeito à produção animal, cuja alimentação do rebanho é feita com base em pastagens. Isso ocorre porque quando se compara os custos de produção da alimentação de rebanhos em pastagens, com sistemas que utilizam animais confinados e grãos na dieta, a pastagem aparece como uma fonte mais econômica para alimentação de ruminantes. Nesse caso, a planta forrageira desempenha uma função de extrema importância, que reflete tanto no aspecto econômico, quanto na sustentabilidade do sistema (Sbrissia e Da Silva, 2001). A produção de gado de corte no país é feita, na sua maioria, em pastagens que representam cerca de 197 milhões de hectares (FAO, 2010), nas quais as Brachiarias (Brachiaria spp.) estão adaptadas a grande variação de ambientes e de manejo.
Thesagro: Integração
Lavoura
Pecuária
Floresta
Data Created: 2014-12-19
Appears in Collections:Livro científico (CPAMT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cpamt2014pedreirasistemailpf.pdf668,08 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace