Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1003594
Título: Parâmetros biológicos de Heliothis virescens (Lepidoptera: Noctuidae) em folha e vagem de feijão.
Autoria: BORTOLOTTO, O. C.
BUENO, A. de F.
BRAGA, K.
BIATO, R.
QUEIROZ, A. P. de
POMARI, A. F.
MIKAMI, A. T.
SILVA, G. V.
Afiliação: ORCIAL C. BORTOLOTTO, UEL; ADENEY DE FREITAS BUENO, CNPSO; KARLA BRAGA, UNOPAR; ROSENILDA BIATO, UENP; ANA PAULA DE QUEIROZ, IAPAR; ALINE F. POMARI, IAPAR; ADRIANA T. MIKAMI, UEL; GABRIELA V. SILVA, UEL.
Ano de publicação: 2014
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 25., 2014, Goiânia. Entomologia integrada à sociedade para o desenvolvimento sustentável: anais. [Londrina]: SEB, 2014.
Páginas: não paginado
Conteúdo: Heliothis virescens (Fabricius, 1781) (Lepidoptera: Noctuidae) é uma praga polífaga, e recentemente tem sido relatada atacando a cultura do feijão. O inseto é capaz de se alimentar de estruturas vegetativas e reprodutivas da planta, porém são escassas as informações a respeito do desenvolvimento da praga nessas estruturas. Desse modo, este trabalho objetivou avaliar parâmetros biológicos de H. virescens alimentada com folhas e vagens verdes de feijão. O estudo foi realizado em delineamento inteiramente casualizado, com 10 repetições (n=7 espécimes / repetição). A cultivar utilizada no trabalho foi a BRS Ametista Carioca, sendo que o material foi coletado no estádio R8, em plantas com 90 dias de idade. As folhas ofertadas foram obtidas do terço superior da planta. Os tratamentos (folha e vagem) foram ofertados ad libitum para as lagartas recém-eclodidas, em condições controladas de temperatura 25±2°C, UR 70±10% e fotofase de 14 hs. A partir do 5° instar larval foi avaliado o consumo de alimento. Após a emergência dos adultos, foram formados casais para posterior avaliação dos parâmetros reprodutivos das mariposas. De forma geral, foi observado que os indivíduos alimentados somente com folhas de feijão não conseguiram completar a fase jovem. Entretanto, quando alimentadas com vagens de feijão, as lagartas apresentaram longevidade média de 12 dias, com viabilidade de 56%. Os insetos consumiram 3,57g de feijão vagem, e o peso de pupa foi de 0,21g. Durante a fase adulta, as fêmeas apresentaram fecundidade média de 240 ovos, com viabilidade em torno de 40%. Esses resultados demonstram que embora H. virescens possa se alimentar de folhas de feijão, o seu desempenho biológico é maior quando se alimenta das vagens da planta. Desse modo, é fundamental o monitoramento populacional da praga durante o estádio reprodutivo da cultura, pois é o momento em que a praga encontra o alimento mais apropriado para o seu desenvolvimento, e desse modo pode ser necessária a adoção de estratégias de controle.
Thesagro: Feijão
Lagarta
Heliothis virescens
Praga de planta
NAL Thesaurus: Beans
Plant pests
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPSO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
adeney...parametros.pdf117,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace