Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1003931
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2014
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: TABOSA, J. N.
SOUSA, A. R. de
SILVA, A. B. da
BARROS, A. H. C.
BRITO, A. R. M. B.
Additional Information: JOSÉ NILDO TABOSA, IPA; ANTÔNIO RAIMUNDO DE SOUSA, IPA; ADEMAR BARROS DA SILVA, CNPS; ALEXANDRE HUGO CEZAR BARROS, CNPS; ANA RITA M. B. BRITO, IPA.
Title: Potencial de gramíneas forrageiras sob estresse hídrico em neossolo regolítico no Semiárido de Pernambuco.
Publisher: In: REUNIÃO NORDESTINA DE CIÊNCIA DO SOLO, 2.; SEMINÁRIO BAIANO DE SOLOS, 3., 2014, Ilhéus. Agenda de uso e conservação dos solos: por que não?: anais. Ilhéus: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, Núcleo Regional Nordeste, 2014.
Language: pt_BR
Keywords: Eficiência de uso de água.
Description: As gramíneas forrageiras no semiárido apresentam-se como alternativa à oferta de volumosos no período estival do ano, em face de suas características de lavoura xerófila. No estado de Pernambuco, os Neossolos Regolíticos ocupam 27% da área física, grande parte localizada no pólo da bacia leiteira, na mesorregião do Agreste. São solos que apresentam baixa capacidade de retenção de umidade. O objetivo do trabalho foi avaliar o potencial de gramíneas (milho e sorgo forrageiro) conduzidas em condições de sequeiro nesse tipo de solo, visando à produção intensiva de forragem. As ações de pesquisa foram conduzidas em 2013 nas bases físicas do IPA de Caruaru e de São Bento do Una. Os tratamentos constaram de três variedades de sorgo forrageiro/silageiro e duas variedades de milho para forragem. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados com cinco repetições. A avaliação foi realizada mediante variáveis de produção: altura média de planta, produção de biomassa verde e seca, percentagem de matéria seca e da eficiência de uso de água pela cultura. Foi realizada análise de variância em ambas as localidades e uma análise conjunta. Foi aplicado o teste de Tukey para comparação das médias. Os resultados de biomassa verde variaram de 8,3t.ha-1 a 13,2 t.ha-1 no ambiente de Caruaru e de 20,0 t.ha-1 a 25,0 t.ha-1 em São Bento do Una, sob uma precipitação no ciclo da cultura de 258 mm e 163 mm, respectivamente.
Thesagro: Biomassa
Matéria Seca.
Data Created: 2014-12-30
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tabosacomissao11.pdf99,03 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace