Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1005188
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agrossilvipastoril - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2014
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: DIEL, D.
BEHLING, M.
FARIAS NETO, A. L. de
ISERNHAGEN, E. C. C.
Additional Information: Debora Diel, Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Sinop, MT, Brasil.; MAUREL BEHLING, CPAMT; AUSTECLINIO LOPES DE FARIAS NETO, CPAMT; Elaine Cristina Casula Isernhagen, Universidade federal de Mato Grosso - UFMT, Sinop, MT, Brasil.
Title: Distribuição horizontal e vertical de fósforo em sistemas de cultivos exclusivos de soja e de integração lavoura-pecuária-floresta.
Publisher: Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 49, n. 8, p.639-647, ago. 2014.
Language: pt_BR
Keywords: Agrossilvipastoril
Description: O objetivo deste trabalho foi avaliar a distribuição horizontal e vertical do fósforo no solo e a produtividade de soja em sistemas de cultivos exclusivos e de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). Foram avaliados os tratamentos: floresta plantada de eucalipto; lavoura de soja e milho safrinha consorciado com Urochloa brizantha 'Marandu'; pastagem de U. brizantha; sistema de ILPF; e duas áreas controle, com floresta nativa e pousio. O solo foi coletado nas camadas de 0-5, 5-10, 10-20 e 20-30 cm, para determinação das características químicas. As avaliações foram realizadas no segundo ano agrícola após a implantação do experimento. No sistema de ILPF, solo e produtividade foram avaliados em quatro transectos equidistantes, no centro do renque e a 3, 6, 10 e 15 m do renque, nas faces norte e sul. Os teores de P disponível (Mehlich-1) foram maiores nas camadas superficiais do solo, nos sistemas com soja/milho safrinha e com ILPF. No ILPF, os teores de P disponível não diferiram entre as distâncias do renque das árvores, e a produtividade de soja não diferiu da observada no sistema com soja/milho safrinha. Portanto, com dois anos de implantação, o sistema ILPF ainda não é capaz de interferir marcadamente nas características químicas do solo e na produtividade da soja.
Thesagro: Eucalipto
Data Created: 2015-01-12
ISSN: 0100-204X
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPAMT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cpamt2014behlingdistribuicaofosforosojailpf.pdf1,4 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace