Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1005886
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSOUSA, G. P.
dc.contributor.authorMENDES, T. D.
dc.contributor.authorFRANCO, P. F.
dc.contributor.authorARAÚJO, W. L.
dc.contributor.authorRODRIGUES, D. de S.
dc.contributor.authorSALUM, T. F. C.
dc.contributor.authorFAVARO, L. C. de L.
dc.date.accessioned2025-08-14T10:55:42Z-
dc.date.available2025-08-14T10:55:42Z-
dc.date.created2015-01-16
dc.date.issued2014
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 3., 2014, Santos. Anais... Santos: SBRG: Unesp: IAC; Brasília, DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2014.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1005886-
dc.descriptionUm dos desafios para a produção de etanol de biomassa é o aumento da eficiência de hidrólise enzimática. Isto pode ser obtido por meio da obtenção de micro-organismos capazes de produzir enzimas em concentrações elevadas e de serem cultivados em substratos de baixo custo. Este trabalho teve por objetivo avaliar uma coleção de fungos endofíticos de cana-de-açúcar quanto à produção de enzimas lignocelulolíticas. Para tanto, 134 linhagens foram avaliadas em Avicel, carboximetilcelulose (CMC), xilana, pectina e amido e o índice enzimático foi calculado (triplicata). Linhagens selecionadas foram avaliadas quanto à produção de celulases em fermentação submersa usando bagaço de cana-de-açúcar como fonte de carbono. Os fungos foram identificados por meio de análise da região ITS1-5.8S-ITS2 do DNAr. Verificou-se que 56,72%, 79,9%, 68,7%, 49,3% e 96,27% das linhagens degradaram CMC, xilana, pectina, amido e Avicel, respectivamente. Os fungos selecionados até o momento foram identificados como Fusarium sp., Penicillium sp. e Microdochium sp. A análise da produção de celulases está em andamento e será apresentada. Este trabalho mostrou que fungos endofíticos de cana-de-açúcar constituem uma fonte prolífica de novas linhagens e genes com potencial para desconstrução de biomassa.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleFungos endofíticos de cana-de-açúcar e seu potencial para produção de enzimas lignocelulolíticas.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroSaccharum Officinarum
dc.subject.thesagroProdução
dc.subject.thesagroEtanol
dc.subject.thesagroFungo
dc.subject.thesagroCana de Açúcar
dc.format.extent21 p.
riaa.ainfo.id1005886
riaa.ainfo.lastupdate2025-08-13
dc.contributor.institutionGLEICIANE P. SOUSA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; THAIS DEMARCHI MENDES, CNPAE; PAULA FERNANDES FRANCO, CNPAE; WELINGTON L. ARAÚJO, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; DASCIANA DE SOUSA RODRIGUES, CNPAE; THAIS FABIANA CHAN SALUM, CNPAE; LEIA CECILIA DE LIMA FAVARO, CNPAE.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CNPAE)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ResumoCBRG-303-ResumoCBRG-303.pdf1.33 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace