Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1006006
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorMAGALHÃES, L. C. R.
dc.contributor.authorPOLETTO, C. M.
dc.contributor.authorCUNHA, J. R.
dc.contributor.authorFRANCO, P. F.
dc.contributor.authorANTONINI, J. C. dos A.
dc.contributor.authorSALUM, T. F. C.
dc.contributor.authorFAVARO, L. C. de L.
dc.date.accessioned2025-08-13T12:48:32Z-
dc.date.available2025-08-13T12:48:32Z-
dc.date.created2015-01-19
dc.date.issued2014
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 3., 2014, Santos. Anais... Santos: SBRG: Unesp: IAC; Brasília, DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2014.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1006006-
dc.descriptionLipases são consideradas catalisadores alternativos para síntese de biodiesel, no entanto, o alto custo e a baixa eficiência dificultam sua aplicação em escala industrial. Este trabalho teve por objetivo caracterizar fungos associados a plantas de interesse para agroenergia visando à identificação de linhagens produtoras de lipases. Fungos endofíticos de cana-de-açúcar (122 linhagens), de dendê (71 linhagens) e isolados de tortas de pinhão-manso (72 linhagens) foram avaliados em óleo de oliva, trioleína, tributirina, Tween 20 e Tween 80 e o índice enzimático foi calculado (em duplicata). A tolerância à baixa atividade de água foi avaliada nos meios de cultura DG18 e MY50G. As linhagens foram identificadas por meio de análise da região ITS1-5,8S-ITS2 do DNAr. A degradação de pelo menos um dos substratos foi observada para 37% dos fungos de cana-de-açúcar, 68% dos fungos de pinhão-manso e 52% dos fungos de dendê. Entre os fungos de cana-de-açúcar, 51% apresentaram tolerância à baixa atividade de água. As linhagens selecionadas foram identificados como Acephala sp., Microdochium sp., Scolecobasidium sp. e Talaromyces sp. Fungos associados a plantas de interesse para agroenergia constituem uma fonte prolífica de novas lipases que atendam às condições de bioprocesso. A avaliação da produção de lipases por testes quantitativos e sua capacidade de síntese de ésteres estão sendo avaliadas e serão apresentadas.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleFungos associados a plantas de interesse para agroenergia e seu potencial para produção de lipases.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroElaeis Guineensis
dc.subject.thesagroJatropha Curcas
dc.format.extent21 p.
riaa.ainfo.id1006006
riaa.ainfo.lastupdate2025-08-13
dc.contributor.institutionLARISSA C. R. MAGALHÃES, UNIVERSIDADE PAULISTA; CAROLINA MADALOZZO POLETTO, CNPAE; JHENIFFER R. CUNHA, UNIVERSIDADE PAULISTA; PAULA FERNANDES FRANCO, CNPAE; JORGE CESAR DOS ANJOS ANTONINI, CPAC; THAIS FABIANA CHAN SALUM, CNPAE; LEIA CECILIA DE LIMA FAVARO, CNPAE.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CNPAE)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ResumoCBRG-586-ResumoCBRG-586.pdf1.31 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace