Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1006013
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorCUNHA, J. R.
dc.contributor.authorLEITE, L. S.
dc.contributor.authorPOLETTO, C. M.
dc.contributor.authorFRANCO, P. F.
dc.contributor.authorANTONINI, J. C. dos A.
dc.contributor.authorSALUM, T. F. C.
dc.contributor.authorFAVARO, L. C. de L.
dc.date.accessioned2025-08-14T10:55:49Z-
dc.date.available2025-08-14T10:55:49Z-
dc.date.created2015-01-19
dc.date.issued2014
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 3., 2014, Santos. Anais... Santos: SBRG: Unesp: IAC; Brasília, DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2014.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1006013-
dc.descriptionA produção de biodiesel utilizando lipases como biocatalisador e etanol em substituição ao metanol de origem fóssil é uma alternativa promissora do ponto de vista ambiental em comparação ao processo de catálise alcalina. Porém a baixa eficiência e o alto custo de produção de lipases impedem sua utilização em escala industrial. O objetivo deste trabalho foi isolar fungos associados aos frutos de dendê e caracterizá-los quanto à produção de lipases visando sua aplicação na síntese de biodiesel. Frutos de dendê cultivado no Cerrado foram processados para o isolamento de fungos filamentosos e leveduras em diferentes meios de cultura. A atividade lipolítica de 427 fungos filamentosos e 384 leveduras foi avaliada em óleo de oliva, trioleína e Tween 20 e o índice enzimático foi calculado em triplicata. Os fungos filamentosos foram identificados por meio de análise da região ITS1-5,8S-ITS2 do DNAr. Entre as leveduras, 53%, 23% e 9% degradaram Tween 20, trioleína e óleo de oliva, respectivamente. Entre os fungos filamentosos, 45% e 96% degradaram óleo de oliva e trioleína, respectivamente. As linhagens selecionadas foram identificados como Fusarium sp., Trichoderma sp., Diaporthe sp., Penicillium sp. Este trabalho mostrou que fungos associados à palma de óleo constituem uma fonte prolífica de linhagens com potencial biotecnológico. Testes quantitativos estão sendo realizados e serão apresentados.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titlePotencial biotecnológico de fungos associados aos frutos de dendê para produção de lipases.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroBiotecnologia
dc.subject.thesagroFungo
dc.subject.thesagroDendê
dc.subject.thesagroLípase
dc.format.extent21 p.
riaa.ainfo.id1006013
riaa.ainfo.lastupdate2025-08-13
dc.contributor.institutionJHENIFFER R. CUNHA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; LUCAS S. LEITE, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; CAROLINA MADALOZZO POLETTO, CNPAE; PAULA FERNANDES FRANCO, CNPAE; JORGE CESAR DOS ANJOS ANTONINI, CPAC; THAIS FABIANA CHAN SALUM, CNPAE; LEIA CECILIA DE LIMA FAVARO, CNPAE.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CNPAE)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ResumoCBRG-733-ResumoCBRG-733.pdf173,39 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace