Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1006013
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCUNHA, J. R.
dc.contributor.authorLEITE, L. S.
dc.contributor.authorPOLETTO, C. M.
dc.contributor.authorFRANCO, P. F.
dc.contributor.authorANTONINI, J. C. dos A.
dc.contributor.authorSALUM, T. F. C.
dc.contributor.authorFAVARO, L. C. de L.
dc.date.accessioned2025-08-14T10:55:49Z-
dc.date.available2025-08-14T10:55:49Z-
dc.date.created2015-01-19
dc.date.issued2014
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 3., 2014, Santos. Anais... Santos: SBRG: Unesp: IAC; Brasília, DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2014.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1006013-
dc.descriptionA produção de biodiesel utilizando lipases como biocatalisador e etanol em substituição ao metanol de origem fóssil é uma alternativa promissora do ponto de vista ambiental em comparação ao processo de catálise alcalina. Porém a baixa eficiência e o alto custo de produção de lipases impedem sua utilização em escala industrial. O objetivo deste trabalho foi isolar fungos associados aos frutos de dendê e caracterizá-los quanto à produção de lipases visando sua aplicação na síntese de biodiesel. Frutos de dendê cultivado no Cerrado foram processados para o isolamento de fungos filamentosos e leveduras em diferentes meios de cultura. A atividade lipolítica de 427 fungos filamentosos e 384 leveduras foi avaliada em óleo de oliva, trioleína e Tween 20 e o índice enzimático foi calculado em triplicata. Os fungos filamentosos foram identificados por meio de análise da região ITS1-5,8S-ITS2 do DNAr. Entre as leveduras, 53%, 23% e 9% degradaram Tween 20, trioleína e óleo de oliva, respectivamente. Entre os fungos filamentosos, 45% e 96% degradaram óleo de oliva e trioleína, respectivamente. As linhagens selecionadas foram identificados como Fusarium sp., Trichoderma sp., Diaporthe sp., Penicillium sp. Este trabalho mostrou que fungos associados à palma de óleo constituem uma fonte prolífica de linhagens com potencial biotecnológico. Testes quantitativos estão sendo realizados e serão apresentados.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titlePotencial biotecnológico de fungos associados aos frutos de dendê para produção de lipases.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroBiotecnologia
dc.subject.thesagroFungo
dc.subject.thesagroDendê
dc.subject.thesagroLípase
dc.format.extent21 p.
riaa.ainfo.id1006013
riaa.ainfo.lastupdate2025-08-13
dc.contributor.institutionJHENIFFER R. CUNHA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; LUCAS S. LEITE, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; CAROLINA MADALOZZO POLETTO, CNPAE; PAULA FERNANDES FRANCO, CNPAE; JORGE CESAR DOS ANJOS ANTONINI, CPAC; THAIS FABIANA CHAN SALUM, CNPAE; LEIA CECILIA DE LIMA FAVARO, CNPAE.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPAE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ResumoCBRG-733-ResumoCBRG-733.pdf173.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace