Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1006321
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Trigo - Capítulo em livro científico (ALICE)
Date Issued: 2014
Type of Material: Capítulo em livro científico (ALICE)
Authors: PIRES, J. L. F.
CORASSA, G. M.
RAMBO, A. C.
KERBER, L.
PASINATO, A.
DALMAGO, G. A.
SILVA JUNIOR, J. P. da
SANTI, A.
SANTI, A. L.
GUARIENTI, E. M.
CUNHA, G. R. da
STRIEDER, M. L.
FOCHESATTO, E.
Additional Information: JOAO LEONARDO FERNANDES PIRES, CNPT; GEOMAR MATEUS CORASSA, MESTRANDO UFSM; ALMIR CÉSAR RAMBO, COTRIJAL; LEONARDO KERBER, COTRIJAL; ALDEMIR PASINATO, CNPT; GENEI ANTONIO DALMAGO, CNPT; JOSE PEREIRA DA SILVA JUNIOR, CNPT; ANDERSON SANTI, CNPT; ANTÔNIO LUIS SANTI, UFSM; ELIANA MARIA GUARIENTI, CNPT; GILBERTO ROCCA DA CUNHA, CNPT; MERCIO LUIZ STRIEDER, CNPT; ELIZANDRO FOCHESATTO, MESTRANDO UFRGS.
Title: Aplicação de nitrogênio a taxa variável em cultura de trigo: estudo de caso na Unidade Piloto de Agricultura de Precisão de Não-Me-Toque, RS.
Publisher: In: BERNARDI, A. C. de C.; NAIME, J. de M.; RESENDE, A. V. de; BASSOI, L. H.; INAMASU, R. Y. (Ed.). Agricultura de precisão: resultados de um novo olhar. Brasília, DF: Embrapa, 2014. Cap. 26, p. 287-294.
Language: pt_BR
Keywords: NDVI
Taxa variável
Triticum aestivum L
Variable rate.
Description: O uso de sensores ópticos ativos como ferramenta para a definição da dose de nitrogênio a ser aplicada em cobertura na cultura do trigo é tecnologia disponível e em uso no Brasil. Com o objetivo de realizar o manejo sitio específico da adubação nitrogenada em cobertura na cultura do trigo utilizando-se sensor óptico ativo, foi realizado um estudo de caso na Unidade Piloto da Rede de AP em Não-Me-Toque, RS, na safra 2012. No momento da aplicação de nitrogênio em cobertura, a área foi dividida em dois talhões: um com aplicação a taxa fixa e outro a taxa variável. Foi utilizado equipamento comercial dotado de sensor óptico ativo para aplicação em taxa variável. A área foi monitorada antes e depois da aplicação de nitrogênio por meio de GreenSeeker®. Os resultados indicaram que o equipamento utilizado apresenta agilidade e flexibilidade na variação da dose de nitrogênio aplicada, configurando-se como uma ferramenta importante para o manejo sítio específico em trigo. Entretanto, há oportunidade para melhoria na estratégia de aplicação de N a taxa variável. Outros fatores, além da leitura de NDVI, podem ser levados em consideração para a aplicação em taxa variável. É necessário, por exemplo, considerar a 'dose máxima' para cada cultivar em função da resposta no rendimento de grãos e suscetibilidade ao acamamento.
NAL Thesaurus: precision agriculture
wheat.
Data Created: 2015-01-21
Appears in Collections:Capítulo em livro científico (CNPT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014LVagriculturadeprecisaop287.pdf489,3 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace