Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1006397
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agrossilvipastoril - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2014
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: HOLSCHUCH, S. G.
GOMES, F. J.
CAVALLI, J.
JORGE, Y. R.
CARNEVALLI, R. A.
PEREIRA, D. H.
PEDREIRA, B. C. e
Additional Information: SOLANGE GARCIA HOLSCHUCH, UFMT; FAGNER JUNIOR GOMES, UFMT; JOSIANA CAVALLI, UFMT; YURI ROBERTO JORGE, UFMT; ROBERTA APARECIDA CARNEVALLI, CPAMT; DALTON HENRIQUE PEREIRA, UFMT; BRUNO CARNEIRO E PEDREIRA, CPAMT.
Title: Teor de clorofila em folhas de capim Marandu em sistema silvipastoril.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 24., 2014, Vitória. A zootecnia fazendo o Brasil crescer: anais... Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2014. 3 p.
Pages: 3 p.
Language: pt_BR
Description: A clorofila é a principal responsável pela captação da energia luminosa, a sua falta restringe a capacidade de absorção da energia e a possibilidade de acúmulo de forragem. Desta forma, esse trabalho tem por objetivo avaliar o teor de clorofila em folhas de capim Marandu em função das distâncias das árvores no sistema Silvipastoril. O delineamento foi inteiramente casualizado, em parcela subdividida (64 m²), com quatro repetições. As parcelas foram alocadas em função da face de exposição ao sol (norte e sul) e as avaliações do teor de clorofila do capim Marandu foram conduzidas em função da distância da subparcela do renque de eucalipto (3, 6, 10 e 15 metros). As medidas de clorofila e acúmulo de forragem foram feitas apenas no lado norte. Em cada subparcela, 5 folhas mais jovens completamente expandidas foram avaliadas com o medidor eletrônico do teor de clorofila CFL1030 que é um equipamento que permite quantificar os teores de clorofila de forma simples e não destrutiva. A massa de forragem não foi afetada (P=0,8521) em relação as distância das árvores (3, 6, 10 e 15 m). Não houve diferença (P=0,6375) para os valores de clorofila total, para os teores de clorofila a (P=0,7350) e clorofila b (P=0,4272). Os teores de clorofila em folhas de capim Marandu não foram influenciados pela distância do renque, enquanto as árvores apresentam até 9 metros de altura.
Thesagro: Sombreamento
Brachiaria
Forragem
Brachiaria Brizantha.
Data Created: 2015-01-22
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cpamt2014pedreiraclorofilafolhacapimmarandusilvipastoril.PDF322,45 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace