Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1007471
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2014
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BENTO, D. F.
PEREIRA, S. E. M.
MORANDI, M. A. B.
RAMOS, N. P.
ALVES, B. J. R.
MATSUURA, M. I. da S. F.
Additional Information: D F BENTO, UFSCar; SANDRO EDUARDO MARSCHHAUSEN PEREIRA, CNPMA; MARCELO AUGUSTO BOECHAT MORANDI, CNPMA; NILZA PATRICIA RAMOS, CNPMA; BRUNO JOSE RODRIGUES ALVES, CNPAB; MARILIA IEDA DA S F MATSUURA, CNPMA.
Title: Sistema de informações geográficas como ferramenta de apoio à avaliação do ciclo de vida.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE GESTÃO PELO CICLO DE VIDA, 4., 2014, São Bernardo do Campo. Anais... São Bernardo do Campo: Associação Brasileira de Análise de Ciclo de Vida, 2014.
Pages: p. 55-60.
Language: pt_BR
Keywords: Sistema de informações geográficas
Estoque de carbono
Avaliação do Ciclo de Vida
Description: Resumo: A avaliação do ciclo de vida (ACV) é um método que demanda informações espaciais. Logo, o Sistema de Informações Geográficas (SIG) é uma ferramenta que pode fornecer suporte à ACV, na caracterização e quantificação do espaço geográfico. Neste trabalho é exposto o potencial do SIG para a estimação de emissões de gases de efeito estufa derivadas da mudança do uso da terra, exemplificando a conversão de áreas para cana-de-açúcar no estado de São Paulo entre os anos de 2004 e 2013. Também é discutida a variação nas estimativas dos estoques de carbono relacionados ao uso da terra, variação esta decorrente da adoção de diferentes metodologias (Tier 1 e Tier 2, do IPCC). Os dados espaciais correspon deram ao Canasat e Probio II, processados no software SIG ArcGis. Os resultados mostraram que a cana-de-açúcar se expandiu principalmente sobre agricultura, com2.107.930 ha convertidos em cana-de-açúcar no período estudado. Os valores das emissões de carbono, adotando-se o Tier 1, podem variar em até 75%, dependendo da escolha dos fatores ?uso do solo?, ?manejo? e ?aporte de carbono?. Comparando-se o Tier 1 e Tier 2, estes valores variaram em até 160%.
Thesagro: Uso da terra
Efeito estufa
Cana de açúcar
NAL Thesaurus: Land use
Carbon sinks
Greenhouse gases
Sugarcane
Life cycle assessment
Data Created: 2015-02-02
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014AA55.pdf241,61 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace